Transporte de alegorias
25/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins
O Boi Garantido já começou a transportar ontem os módulos que vão compor as alegorias do Vermelho e branco nos dias 28, 29 e 30. Depois de três meses de trabalho, chegou a hora de apresentar para os visitantes a arte do povo parintinense moldada nas estruturas criadas e lapidadas para a festa do boi de pano.
O bumbá vai levar para o Bumbódromo quinze alegorias por causa da redução do tempo de apresentação. As noites terão que ser apresentadas com mais dinamismo e por isso a comissão de arte optou por levar um número de alegorias que não comprometa a evolução.
Dezenas de homens contratados pelo Garantido estão transportando as alegorias para a área de concentração do Bumbódromo.
Caprichoso - As alegorias do boi Caprichoso só começam a deixar os galpões a partir de amanhã, dia 27. Protegidas por lonas que escondem os principais segredos, os módulos serão removidos para área de concentração a partir das 10h. O coordenador de alegorias, Jofre Lima, informou que este ano o boi contratou 140 homens para fazer o transporte das alegorias que serão remunerados com R$ 60 durante as três noites.
O Caprichoso sempre conduziu as alegorias um dia antes da disputa. 'Temos a sorte de ter nosso galpões próximos ao Bumbódromo, o que facilita o transporte', assinala. As ruas das proximidades do galpão central serão interditadas no dia 27 para evitar problemas. O boi também montou uma estratégia para que as alegorias que forem apresentadas no dia 28 retornem ao galpão logo após a evolução do bumbá, evitando acidentes e abrindo espaço para os demais módulos das noites seguintes.