Portal da Cidade está de Pé
25/06/2003, Peta Cid, direto de Parintins
Parintins-Am - A miscigenação das raças que compuseram os povos da Amazônia está representada no Portal de Parintins, o cocar de quarenta toneladas erguido na madrugada de terça-feira no trevo que ligará as rodovias Odovaldo Novo e Eduardo Braga. O Portal será o marco da visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Parintins, o primeiro chefe da nação a conhecer o Festival Folclórico. O Governo do Amazonas gastou na obra em torno de R$ 4 milhões.
A operação para levantar o gigantesco arco começou às 23h e somente às 5h de terça-feira, os cinqüenta homens da empresa Socorro Carvalho e as máquinas da empresa Intec conseguiram erguer o Portal. Foram utilizados na operação um guindaste de 130 toneladas, um cavalo mecânico de 60 toneladas, um caminhão muck de 15 toneladas e uma pá carregadeira L-90. O empresário da Construtora Santa Rosa, Dodozinho Carvalho, comemorou ontem o sucesso da operação.
O cocar tem 22 metros de altura, dez de largura e 49 aletas, sendo que a menor mede 1,57m e a maior 6,25m. A Praça em torno do Portal está sendo construída em uma área de 1.500 metros. O material utilizado na fabricação das peças foi aço usinado com chapas de ferro, solda e pintura especializada para não descolorir as 'penas' com a ação do tempo.
'Será um marco da visita do presidente e da transformação de Parintins para uma cidade turística. O povo vai ganhar esse presente', disse.
Ele acrescentou que foi uma operação muito delicada, por se tratar de uma obra de arte muito grande, pesando em torno de 30 mil quilos. A maior dificuldade ocorreu em função do peso na tentativa de erguer o cocar. A empresa estava usando no domingo um equipamento que não atendeu as especificações. 'Tivemos que trazer outra máquina para erguer o portal', explicou.
Para o prefeito Enéas Gonçalves o Portal representa a composição de um povo vocacionado para a arte. 'Aqui está a miscigenação das raças que compuseram e fizeram o povo de Parintins, os índios, os portugueses, os negros, os italianos das missões evangelizadoras, os japoneses que trouxeram a semente da juta e os nordestinos que aqui chegaram para evoluir com a brincadeira do boi', assinalou.
O Portal será inaugurado no dia 28 de junho, na chegada do presidente Luis Inácio Lula da Silva.