Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Artistas dos Bumbás unidos para confeccionar Andor da Padroeira de Parintins

15/07/2003, Peta Cid, direto de Parintins

A festa de Nossa Senhora do Carmo que une a fé e a tradição de reverenciar a padroeira de Parintins terá o seu ponto alto hoje com o encerramento da programação da maior festa religiosa do Baixo Amazonas. A Santa, que também é destaque nas toadas dos bois de Parintins, une as cores e a fé dos parintinenses.

Artistas plásticos, os mesmos que brilharam na arena do Bumbódromo, se uniram para confeccionar o andor da Santa. O projeto foi elaborado por uma comissão que reúne artistas dos bumbás, membros da diretoria da festa do Carmo e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A imagem da Santa, que este ano mais uma vez esteve em peregrinação por municípios amazonenses, percorrerá as ruas da cidade em procissão, prometendo levar milhares de féis no cortejo.

O barco Dona Carlota chegou ontem á cidade trazendo romeiros de Manaus para o último dia da festa do Carmo. Todos os anos, a festa reúne milhares de fiéis e romeiros de vários municípios da região e das comunidades rurais. Devotos da colônia parintinense radicada em Manaus também se deslocam para a cidade sempre no mês de julho para reverenciar a imagem da padroeira a Parintins.

Na cidade, há uma grande movimentação de fiéis para o encerramento amanhã das comemorações em honra à virgem do Carmelo.

O Padre Benedito Teixeira, pároco da Catedral, disse que Maria colocou a sua vida, a alma e o coração a serviço de Deus. “Queremos ajudar o povo a redescobrir o amor, a se colocar a serviço dos outros com amor”, salientou. O padre também lembra que a festa do Carmo é um momento de congraçamento e união do povo de Parintins, que verdadeiramente faz a festa acontecer. >Ele lembrou que a festa de Nossa Senhora do Carmo é a padroeira da Diocese de Parintins, incluindo os Municípios de Maués, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá. A festa de Nossa Senhora do Carmo acontece num momento muito especial da vida da igreja. O pároco da Catedral ressalta que 2003 foi promulgado pelo Papa João Paulo II, como o “Ano do Santo Rosário”, sendo um grande convite para que todos voltem seus corações a Maria. “Ela nos convida a entrar no seu mistério de amor e aí contemplar aquilo que ela traz no coração e que oferece a humanidade: o rosto do seu filho Jesus Cristo”, assinala, destacando o tema da festa deste ano “Com Maria, contemplamos o rosto de Cristo”.

De acordo com o pároco, a festa de Nossa Senhora do Carmo tem como objetivo integrar a comunidade católica de Parintins e dos demais Municípios da Diocese, buscando a realização de uma grande festa em louvor à Mãe de Deus. Padre Benedito também informou que os valores arrecadados na festa serão empregados na manutenção da paróquia e suas obras sociais.

Os festejos de Nossa Senhora do Carmo encerram hoje, dia 16 de julho, com datas importantes nas celebrações litúrgicas e sociais. O pregador das novenas é o padre Alcione Queiroz, pároco de igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, de Manaus.