Garantido promove a festa da matança
16/07/2003, Peta Cid, direto de Parintins
O boi Garantido realiza hoje, dia 17 de julho, a tradicional matança, uma festa que reúne os principais personagens do auto do boi para a brincadeira na Cidade Garantido, onde acontece o rito no qual o boi morre para retornar no ano seguinte.
Este ano, o Garantido decidiu fazer uma festa diferente e vai sair para brincar nas ruas da cidade a partir de 20 horas, se despedindo da torcida vermelha e branca que acompanhou o bumbá durante todos os eventos que antecederam a festa no Bumbódromo. A diretoria do vermelho e branco promete levar sua grande torcida para brincar nas ruas, a exemplo do que aconteceu nos dias 12 e 24 de junho, quando o boi da baixa de São José percorreu as avenidas de Parintins e dançou ao redor das fogueiras de São João.
O presidente do bumbá, José Walmir de Lima, disse que mesmo com as dificuldades financeiras que o boi atravessou nos últimos anos , o Garantido nunca deixou de manter a tradição de realizar a festa do dia 17, que se repete desde a época de Lindolfo Monteverde.
Para a festa de hoje, uma programação especial foi montada pela coordenadoria de eventos. O boi Garantido, vaqueiros e brincantes da batucada vão se concentrar no antigo curral da Baixa, de onde sairá a caminhada. O trajeto será cumprido pela avenida Lindolfo Monteverde, seguindo nas ruas Armando Prado, Senador Álvaro Maia, avenida Amazonas, Praça da Catedral e retorna para a cidade Garantido, na estrada Odovaldo Novo, passando em frente à casa da madrinha do boi, a senhora Maria Ângela Faria.
Amanhã, dia 18, os artistas, brincantes do bumbá e funcionários participam de uma churrascada para comemorar o trabalho realizado em 2003.