Festival dos Bois de Manaus vai ser realizado no sábado
06/08/2003, Amazonas Em Tempo
Depois de ter adiado duas vezes a data de abertura, os bois de Manaus vão finalmente poder soltar seu grito de guerra e extravasar a emoção guardada para disputa. Está confirmada para sábado (9), no Sambódromo, a quinta edição do Festival de Bumbás de Manaus, com a participação de Brilhante, Garanhão e Corre-Campo, os três bois mais tradicionais da cidade. A Prefeitura de Manaus garante a infra-estrutura da festa.
'Cada bumbá recebeu 38 mil e 500 reais de ajuda de custo, mas vamos cuidar também de toda a parte operacional do evento, como segurança, iluminação cênica, sonorização te transporte dos brincantes', destaca o presidente da Fundação Municipal do Turismo (Manaustur), Orlando Câmera.
A poucos dias da festa, os bois trabalham em ritmo acelerado para garantir o brilho do espetáculo. Com a ajuda dos brincantes e da comunidade, eles lutam para manter acesso à chama da tradição.
'Trabalhamos com poucos recursos, mas contamos com muita disposição e boa vontade dos nossos brincantes, sempre prontos para ajudar no que for preciso', afirma o presidente do Boi Brilhante, Wilson Costa.
Este ano, o Brilhante, campeão do ano passado, levará uma média de 1.200 brincantes para desenvolver na arena o tema 'Amazônia Ameríndia - o Berço da Vida', cuja idéia é resgatar as origens do povo amazônico, destacando de forma especial a preservação da natureza e da cultura indígena.
Nos redutos do Garanhão, que em 2002 ficou em segundo lugar, a situação não é diferente. Sem dinheiro, a comunidade de Educandos (Zona Sul) se uniu em busca de recursos para bancar uma apresentação digna. 'Embora a ajuda da Prefeitura seja muito importante, precisamos encontrar outros meios para entrar em cena, seja contando com a disposição dos torcedores e amigos', destaca o vice-presidente do Garanhão, Ivo Moraes.
Apesar da crise financeira, o 'boi peralta da Cidade Alta' não desanima. Nos últimos ensaios, o público tem lotado a quadra do Garanhão, com aproximadamente três mil pessoas. Quando ao tema, o bumbá também segue a linha da preservação ambiental e da defesa das questões indígenas. 'Amazônia - Terra de Caboclo e de Índio' será a temática trabalhada pelos 1.200 brincantes de Boi.
Já o Corre-Campo, o mais antigo dos bumbás da cidade, quer resgatar a história da tradição dos bois. Tanto assim que vai trabalhar o tema : Corre-Campo - uma história dos bois de Manaus. 'Vamos nos centrar no diferencial da nossa festa: o auto do boi', informa o presidente, Ronaldo Matos.
Roupas de cetim com detalhes em bordado, lantejoulas, contas e strass, além de fitas e fitilhos marcam os figurinos de vermelho e branco, que se apresentará com 500 brincantes. 'Somos pequenos, mas temos muita garra e vamos fazer uma bela apresentação', garante Matos, ao destacar que, para dar mais realismo à história da tradição dos bois, vai usar na batucada instumentos já esquecidos, como a frigideira, a matraca e o tamborim.
A abertura do Festival dos Bois de Manaus será às 21h com a apresentação do Corre-Campo, seguido Brilhante e, encerrando a noite, o Garanhão.