Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Escola de Artes e crianças recebem kits do programa AABB Comunidade

03/09/2003, Peta Cid, direto de Parintins

O Programa Integração AABB Comunidade, da Fundação Banco do Brasil, fará no próximo sábado a entrega de 120 kits para crianças da Escola de Arte do Boi Caprichoso, atendidas pelo projeto que está em execução desde o ano 2000. A escola prevê o reinício das atividades no próximo dia 15 de setembro, atendendo cerca de 800 crianças.

Todas as atividades do Programa AABB Comunidade, recebem a orientação de instrutores especializados, treinados pelo Núcleo de Trabalhos Comunitário da PUC -SP. O programa mantém 120 crianças com fardamento, material escolar e esportivo, kit artístico, além de serviços de alimentação, exames laboratoriais, exames médicos, exames odontológicos e outros benefícios. Os kits que as 120 crianças recebem no sábado contém material esportivo, camisetas, bonés, sungas, maiôs, tênis e outros acessórios utilizados nas práticas esportivas.

Parintins foi a primeira cidade do Amazonas a ser contemplada com o Programa Integração AABB Comunidade, da Fundação Banco do Brasil. O Convênio foi assinado com a Escola de Artes do Boi Caprichoso em maio do ano 2000 para atender 120 das 800 crianças matriculadas em vinte e duas oficinas.

A Escola de Artes é um projeto pioneiro da Fundação José Furtado Belém, que tem cumprido com o objetivo de atender crianças e adolescentes em oficinas de artes plásticas, cênicas, artesanais e de esportes, mantendo-os ocupados nas horas em que não estejam nas escolas de ensino fundamental. Ao mesmo tempo, o boi Caprichoso prepara os artistas do futuro para a atividade turística mais explorada na cidade, que é a festa do boi-bumbá. Os instrutores e educadores, são os mesmos artistas plásticos e artesãos que fazem a maravilha do Festival Folclórico de Parintins.

A parceria com a AABB Comunidade, só fortaleceu o projeto que iniciou em 1997, com apenas 50 crianças participando de oficinas de artes plásticas, dança e teatro. Em 98, o número aumentou para 500 participantes e em 2003 somam 800 alunos, entre crianças e adolescentes. Aprender brincando é um dos fundamentos do Programa AABB Comunidade, que oferece atividades lúdicas, pedagógicas e esportivas a crianças e adolescentes carentes, na faixa etária de 7 a 17 anos. O Programa mantém com recursos próprios o seu público, dando assistência na formação profissional, sempre voltada para as tradições regionais. No caso específico de Parintins, procura valorizar a cultura na formação de novos talentos, renovando e reforçando o Festival Folclórico de Parintins.

A Fundação quer contribuir com o desenvolvimento da criança e participar das ações sociais que possam favorecer a comunidade. A Fundação Banco do Brasil atua em todo o País com 525 projetos, atendendo até o ano passado 136 comunidades e beneficiando cerca de 30 mil crianças. A meta é fazer com que o Programa chegue a 100 mil crianças.