Boi Manaus: A festa da cidade
07/10/2003, Manaustur
Idealizado pelo prefeito Alfredo Nascimento em 1997, o Boi Manaus chega à sua sétima edição consecutiva como uma das maiores festas populares da região Norte, reunindo um público de aproximadamente 200 mil pessoas em suas três noites de realização. Criado para comemorar o aniversário da cidade, o evento constitui-se num misto de micareta e festival folclórico e acontece sempre no mês de outubro, em períodos que antecedem ou sucedem o dia 24, data em que Manaus efetivamente faz aniversário. Este ano, os 334 anos da capital amazonense serão festejados nos dias 23, 24 e 25 de outubro.
O palco das apresentações do Boi Manaus é o sambódromo da cidade, cuja extensão da pista chega a 450 metros de cumprimento. Na época do evento, porém, o local ganha um colorido diferente, especial, que traduz toda a singularidade de uma festa onde bandas de boi desfilam ao som de trios elétricos e são acompanhadas por tribos conduzidas por dançarinos que comandam o dois pra lá, dois pra cá das coreografias que fazem do Boi Manaus um evento genuinamente amazônico. A alegria e despojamento dos artistas e da galera são uma atração à parte no espetáculo, pois contribuem para manter o ritmo e a energia que envolve a dança. É uma coisa muito peculiar nossa. Somos um povo alegre e, conseqüentemente, nossas manifestações culturais têm muito mais brilho argumenta Orlando Câmara, diretor presidente da Manaustur, órgão responsável pela organização do evento.
Atrações do Boi Manaus 2003
Foram convidados 19 artistas para animar o Boi Manaus 2003. Entre eles estão nomes consagrados e revelações que têm se destacado nos últimos anos. Todos prometem fazer de suas apresentações grandes espetáculos. A orientação que temos da organização do evento é ousar em nossas características pessoais, por isso vamos trabalhar para que esta festa tenha cada vez mais a nossa cara, o nosso ritmo, diz Carlinhos do Boi, integrante do elenco formado por: Arlindo Jr., Brilhante, Canto da Mata, Carlos Batata, David Assayag, Edílson Santana, Encanto Vermelho, Fábio Casagrande, Garanhão, Israel Paulain, Jonathan, Kamayurá, Klinger Araújo, Prince do Boi, Raiff Matos, Renato Freitas, Ricardo Lyra, Robson Jr., Tony Medeiros e Zezinho Corrêa.
O tururi
Segundo os entendidos no assunto, em seu significado original, tururi seria uma vestimenta de índio. No Boi Manaus, porém, o tururi veste aos milhares de brincantes que participam da festa, funcionando como ingresso para quem deseja acompanhar os trios elétricos que descem a pista do sambódromo. Cada artista tem o seu tururi, cuja confecção é de responsabilidade da prefeitura. O lucro obtido com a venda de cada modelo é revertido em forma de cachê para os artistas. Os modelos podem ser adquiridos em sua forma original (tipo abadá) ou customizada, em forma de shorts, saias, mini-blusas etc., ou kits completos, que incluem desde bandanas até bonés.
Para o Boi Manaus 2003, o preço antecipado de um tururi, até o dia 22, será de 10 reais, subindo para 15 nos três dias da festa. Segundo Enilda Lins, diretora de Desenvolvimento e Promoção Turística da Manaustur, a intenção é ajudar os artistas a venderem o máximo de unidades possível até o início da festa. Não comprar tururi, porém, não significa a exclusão do Boi Manaus: o acesso às arquibancadas é gratuito durante toda a festa, apenas a pista é exclusiva de quem compra o tururi.
A feira de Tururis
A Feirinha de Tururis, como ficou carinhosamente conhecida pelos moradores e visitantes da cidade, é o principal ponto de comercialização da indumentária do Boi Manaus e antecede aos dias de realização do evento. Com vasta programação musical, o espaço constitui-se uma opção a mais para a diversão do público, pois além das barracas onde os artistas expõem seus tururis, a feirinha dispõe de um palco onde os artistas contratados para o evento fazem apresentações diárias. Assim enquanto escolhem seus tururis, os visitantes ainda curtem uma cervejinha ao som de sua banda predileta.
Este ano, o palco da feirinha será de 10 metros de largura, por 7 de comprimento e todas as 19 atrações do Boi Manaus, seguindo um calendário preestabelecido pela Manaustur, passarão por lá. Todos os dias terão atrações diferentes. Os shows terão início a partir das 20 horas, mas a venda de tururis começará logo pela manhã.
A Feira dos Tururis funciona no estacionamento do estádio Vivaldo Lima, entre as Av. Pedro Teixeira e Constantino Nery, no período de 10 a 25 de outubro.
Novidades sobre o Boi Manaus 2003
Entre as novidades do evento deste ano, está a proibição de pessoas desnudas sobre os trio elétricos (apenas pintadas ou usando tapa-sexo). Não se trata de puritanismo, mas o Boi Manaus é um evento turístico que, a cada ano, atrai mais gente. Não queremos que estas pessoas confundam as exibições artísticas com exploração sexual e ainda saiam divulgando isto de forma deturpada, por isso a preocupação, argumenta o diretor presidente da Manaustur, Orlando Câmara. Os artistas apoiam a idéia e acreditam que a medida só trará mais credibilidade ao evento. Nosso ritmo, nossa musicalidade são sensuais e não vulgares. Então, é nosso dever zelarmos para que isto continue sendo visto assim, afirma Raiff Matos, uma das atrações da festa.
Marcado para um período que coincide com o fim de semana, o Boi Manaus 2003 promete ser um grande sucesso de público. A expectativa de seus organizadores é de que um grande número de pessoas prestigie a festa, que chega este ano a sua sétima edição consecutiva. O Boi Manaus começa numa quinta-feira, véspera do feriado, que antecede um sábado, o que aumenta as possibilidades em termos de publico, explica Câmara.