O público que superlotou o sambódromo teve à disposição diferentes serviços que garantiam conforto Um coro de quase 40 mil vozes entoaram
parabéns para você em homenagem ao 334° aniversário de Manaus. O coral formado pelo público marcou a abertura da sétima edição do Boi Manaus, Centro de Convenções, Zona Centro-Oeste. Em três noites se apresentam 27 bandas, 50 bailarinos de mais de 540 toadas são executadas, incluindo as cantadas mais de uma vez, em cerca de 30 horas de som.
Hoje a festa é por conta de Fábio Casagrande, Raif Mattos, Tuan Tribal, Ricardo Lira, Edílson Santana e Canto da Mata. Além dos trios elétricos, há quase mil pessoas envolvidas diretamente no suporte e estrutura tentando garantir o sucesso da festa. Só para situações de emergências estão disponíveis dez profissionais de saúde, duas ambulâncias e uma sala de emergência equipada para primeiros socorros.
Na primeira noite, o subsecretário municipal de Saúde, o pediatra Francisco Tussolini, comandou as operações da área. Até 1h , o posto de atendimento havia recebido duas pessoas. Uma que havia caído das escadas e apresentava ferimentos leves e outro que afirmava ter problemas cardíados e que estava passando mal por não ter seguido o aconselhamento médico de se abster de bebida alcoólica. O motorista de uma das ambulâncias, Renato Couto, afirma ter levado 15 minutos para transportar ambos os pacientes até o Pronto Socorro 28 de Agosto.
Só voltamos dela depois que os pacientes começam a ser atendidos, afirma. Conforme o subsecretário são necessários menos atendimentos de saúde em eventos como o Boi de Manaus do que nos desfiles de Carnaval, por exemplo.
Os maiores incidentes são causados por embriaguez, resume. O serviço de saúde conta com a parceria da PM que cedeu uma enfermeira e quatro auxiliares de enfermagem para as três noites da festa.
Harmonia
O público que freqüenta eventos de boi é considerado pacífico e alegre. Apesar da intensa rivalidade entre os bumbas não é raro ver torcedores do Caprichoso e do Garantido dançando lado a lado e até cantando toadas do
contrário. O boi permite também presenciar por momentos de utópica harmonia entre classes sociais distintas. Mas, especialistas de segurança revelam que em eventos de grande porte é inevitáveis alguns atritos. Até ás 2h foram registrados seis incidentes co início de brigas e tumultos.
Um deles ocorreu perto da reportagem e durou menos de trinta segundos. Por causa de um esbarrão dois jovens começaram a trocar socos. Com a chegada de companheiros de um deles, o outro em desvantagem correu em direção a um segurança particular, o que fez cessar a contenda.
O número de incidentes pode ser considerado irrisório comparado a quantidade de quase 40 mil pessoas que estão hoje aqui, analisa o major Roosevel Neves.