Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins está na rota do turismo

21/11/2003, Jornal A Crítica



Ilha faz parte dos dez melhores locais do país para serem visitados, no período do festival Folclórico, de acordo com EMBRATUR


Jonas Snatos - da equipe de A Crítica

Parintins, AM - desde ontem, Parintins, cidade do interior amazonense (a 325 quiômetros de Manaus) estará definitivamente no roteiro turístico nacional e internacional.

A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) promoveu na terra do boi-bumbá, o lançamento do Program Nacional do Sgmento de Festas e Eventos. Parintins está sediando o evento por ser um destino de interesse dos operadores, com base em um pesquisa realizada pela Embratur, disse o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Gil Gonçalves. O município está entre os dez melhores roteiros turísticos do País, no período do ?Festival Folcórico, esclareceu.

Viinte e quetro operadore de agências nacionais e internaiconais na desembarcaram ontem a noite na Ilha do Folclore, para conhecerem o potencil turístico do município. Acomitiva é composta de 150 pessoas. O Ministro do Turism, Walfrido dos Mares Guia, não participou do lançamento em Parintins.

Lançamento


Na festa de lançamento do material promocional, os visitantes participaram de um jantar com os operadores e empresários locais, e assistiram a um desfile da coleção inverno-verão da Vezul. A grifi tupiniquim, apresentou a moda regional , com vestuários em savarias e sementes, que representa ocircuito no mês de junho, durante o Festival Folclórico. As pastorinhas, folquedo da época natalina e um grupo musical formado por cantores da velha guarda dos bois, completam as atrções do evento. Estandes funcionaram com amostras do artesanato além das peculiaridades do lugar, reservado aos passeios de barco e lanchas aos arredores da ilha, reveladas em foderes, painéis e vídeos.

O local escolhido para afesta foi o Amazon River Resort Hotel. As instalações do hotel ficam à margem do lgo Macuranym uma das reservas ambientais da ilha. Agora, é trabalhar. E alcançara meta principal que é transformar esse potencial turístico, em desevolvimento, progresso e geração de renda para a populaão, acentuou o sevretário de Cultura e Turismo.

A Caravana Brasil, pernoitou em Parintins e segue na manhã de hoje, para Manaus, onde realiza o lançamento do material promocional de Pesca Esportiva. A comitiva fará um passeio fluvial e conhecerá o hotel de solva Lago Salvador, onde será realizada a cerimônia. No doming, às 9h30, a delegação da EMbratur, Amazonstur e operadores se reúnem, no Tropical Hotel para avaliarem a programaão. A visita encera com o retorno para Brasília às 12h.

Turistas


No lançamento do material promocional, em Parintins, cujo objetivo é apresentar novas alternativa para ampliar o esforço de comercialização no mercado internacional, osoperadores puderam se encontrar com um grupo de 240 turistas americanos que visitaram ontem a cidade, e assistiram a uma apresentação do boi Caprichoso, na sede da Associaçaõ Flclórica. O navio Silver Wind, de Bandeira itamliana, chegou na manhã de ontem a Parintins. Os turistas caminharam pelas ruas estreitas da pequena ilha, para conhecer seu centro histórico e outros pontos de visitação.

A Companhia, que também assiste a um outro navio o Silver Cloud, elegeu a terra dok boi-bumbá como o ponto alto da excursão. É o momento em que os passageiros descem para se envolver na festa, contagiados pelo ritmo da toada. Este ano a agência Turispar tem confirmado sete navios na rota Parintins. A temporada 2003/2004 dos cruzeiros começa em novembro e encerra em fevereiro. Uma média de 15 naivos ancoravam na ilha Tupinambarana. Nesta temporada, deve chegar a dez viagens, na alvaliação da propriétario da agência Turispar, Ângela Garcia. Faltou mais divulgação do produto lá fora. Este ano, por exemplo o Amazonas, não esteve presente na Seatraide, a Feira Internacional de Turismo, em Miami, realizada anulamente em março, disse se referindo a queda no roteiro dos navios programados para a Amazônia.