Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Escolha das toadas movimenta Ilha.

19/01/2004, Jornal A Crítica

Parintins, Am - Enquanto os artistas do Boi-bumbá de Parintins se esmeram na confecção dos carros alegóricos dos Carnavais de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, um outro grupo que ficou na Ilha Tupinambarana começa a preparar o Festival Folclórico de 2004. E tudo começou pela escolha das toadas que irão compor o CD oficial. As diretorias promovem um concurso com a participação de compositores, até de outros Estados da Federação.

Este ano, Garantido e Caprichoso se reuniram para selecionar uma média de 300 composições inscritas no início do mês. As toadas escolhidas, sobre um critério rigoroso, dão o norte para a escolha dos rituais, lendas, figuras típicas regionais e as apresentações dos itens individuais e coletivos. A audição acontece em local restrito a diretoria, comissão e conselho de artes e poucos convidados. São R$ 1,5 mil de premiação por toada classificada. O concurso mexe com a comunidade. É que do lado de fora, a disputa em eleger o melhor CD, provoca um acirramento peculiar das duas galeras.

José Walmir de Lima, presidente do Garantido e César Oliveira, presidente do Caprichoso anunciaram que cada disco vai ter um repertório de 14 toadas. No Garantido, enquanto David Assayag se mantém firme para soltar a voz no estúdio, a novidade no azul, é que o CD vai ser gravado pelo apresentador Arlindo Júnior, o levantador de toadas, Robson Júnior e o cantor Renato Freitas.

As boas novas, na Baixa do São José é à volta do cantor e compositor Chico da Silva, autor do sucesso Vermelho, que por três anos estava vestindo azul e branco. É uma saída democrática, não fizemos restrições, argumentou César Oliveira. A traqüilidade do presidente se justifica no retorno de Ronaldo Barbosa, um dos ícones do grupo de compositores do Caprichoso e de outros artistas que deixaram de inscrever toadas, no ano passado.

O Caprichoso decidiu fazer a triagem das toadas aos finais de semana. No vermelho e branco o processo se dá diariamente. A previsão é de que os bois divulguem as músicas classificadas após o Carnaval.

FORÇA E CUT

A Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), celebraram convênio para 2004 com os bois Caprichoso e Garantido, na área social, mais de 20 cursos profissionalizantes serão aplicados para Juventude local, que irá receber aulas de turismo receptivo, informática, inglês e espanhol, dentre outros.

Os artistas terão uma matéria específica. Vão estudar cálculo estrutural e desenvolver mais tarde o que aprenderam na confecção das alegorias. Uma unidade móvel da Força, denominada Umberto Calderado Filho, vai estar no mês de março na ilha do folclore, funcionando com uma sala de informática e também vai percorrer os bairros para expedicão de documentos.

Na semana passada, o vice-presidente nacional da Força Sindical (Norte/Nordeste), Carlos Lacerda esteve em Parintins, assinando o convênio com as diretorias das Associações Folclóricas.

Vamos em busca de novos parceiros para ampliar a oferta de cursos, em Parintins, concluiu.
O convênio tem ainda a participação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Multibrás/Vivo e o Governo do Estado.