Bumbás abrem alas para Carnailha
22/01/2004, Jornal A Crítica
Parintins, Am - A terra do boi-bumbá abre-alas para o samba. O Carnailha 2004 começa hoje com a realização do primeiro feirão dos blocos, na arena do Bumbódromo. Vinte grupos disputam o carnaval de Parintins. Toda sexta-feira, os foliões vão se encontrar no mesmo local hoje à noite, com o embalo animado por Djs e bandas musicais. No palco, das apresentações dos bois Garantido e Caprichoso serão instaladas barracas gerenciadas pelos diretores dos blocos - que vão funcionar com venda de bebidas e refeições. O dinheiro arrecadado vai ser revestido na produção de fantasias e carros alegóricos. De acordo com a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo(Sectur), no dia 30 acontecerá o lançamento dos samba enredo dos blocos e no dia 06 de fvereiro a festa será o concurso para a escolha da melhor fantasia luxo. A apresentação das candidatas a Rainda do Carnailha será no dia 13 e no dia 20 de fevereiro, a eleição da Rainha e Rei Momo do carnaval.
Estamos organizando o melhor carnaval do interior amazonense, assinalou o secretário de Cultura e Turismo, Gil Gonçalves. Este ano a Prfeitura investiu R$ 300 mil na festa, R$ 200 mil a mais que o evento passado. O Carnailha recebe o apoio do Governo do Estado, Coca-cola e a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos.
A programação do desfile de carnaval começa domingo, dia 22 com a passagem dos blocos de sujo, ou Os Irreverentes.
Neste dia, descem a Benjamim da Silva, no Centro, a avenida do samba, dez grupos de folia. São homens vestidos de mulher. Uma média de 9 mil foliões. O evento começa às 18h.
Na terça-feira gorda, entram em cena os blocos da chave A e do grupo especial. Bad Boy, Carnavadios, Unidos do Itaúna, Titãs, Polares, Cruz de Malta, Rubro Negro, Os metralhas, Fax Clube e a Kam pedem passagem. Aqui ocorre uma mistura de escola de samba com os blocos da Bahia. A mesma proporção de brincantes do domingo. A disputa é acirrada e sacode a cidade. Os grupos têm seus próprios samba enredo, que ganham a programação das Rádios locais. O carnavalescos dos Metralhas, Helerson Maia, campeão em 2003, disse que o bloco traz o tema: Vida de cobra é uma loucura, o veneno que mata é o mesmo que cura. Iremos desmistificar o tema, abordou. Gil Gonçalves disse ainda que todos blocos receberão tururis doados pela Prefitura e também o equivalente a 22 mil reais.
Turistas
De acordo com ele, as agências de viagens que operam no trecho confirmaram a lotação de todos os vôos durante o período momesmo e que a saída para atender a demanda seriam vôos charter. A rede hotelaria também, adiantou o volume de reservas para os quatro dias, afirmou. Pelo menos 8 mil turistas devem desembarcar na ilha do Folclore. O Navio Transatlântico Seaborn Pride estará trazendo 800 estrangeiros para conhecer a cidade. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas assistam os desfiles.
Na avenida Benjamim da Silva, vão ser levantadas arquibancadas para o píblico serão disponibilizados serviços nas áreas de segurança e saúde. No entorno, funcionará praça de alimentação e palcos alternativos, após o desfile dos blocos. Aqui todos brincam com tranqüilidade e segurança, concluiu. Durante o mês de fevereiro os bailes tomam conta da cidade. O Carnaval do Kuat e o Havaí na Chácara Ayaká, são eventos tradicionais na ilha do boi.