Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Curral dos Bumbás: Terceirização não é consenso

26/01/2004, Jonas Santos/A Crítica



PARINTINS, AM - A proposta de terceirização dos currais dos bois Garantido e Caprichoso, em Manaus, encontra resistência dos Movimentos Culturais que representam os grupos folclóricos de Parintins. A empresa Amazon Fest ofereceu para as diretorias de Garantido e Caprichoso o montante de R$ 300 mil para explorar o espaço no Sambódromo de Manaus, aos finais de semana. O presidente do Caprichoso, César Oliveira lavou as mãos e deixou a decisão para que a diretoria do Movimento Marujada (MM), avaliasse a proposta. Pedi apenas que o Movimento discuta o assunto com os sócios em Assembléia Geral, acrescentou. No Garantido, o presidente José Walmir de Lima, está em Manaus para reunir-se com o Movimento Amigos do Garantido (MAG). Estamos inclinados a aceitar a proposta, afirmou. Nos últimos anos as diretorias dos bumbás em Parintins, contabilizaram prejuízos na realização das promoções na capital. Em 2003, os eventos chegaram a ser bancados pelas Associações Folclóricas.

O sub-secretário de Cultura de Manaus, Chico Cardoso que também é membro da comissão de Artes do boi Garantido, saiu em defesa da terceirização dos currais. A empresa entraria como um meio de remediar a questão financeira, porque os custos dos shows são altos. Agora, não podemos deixar de considerar que esses dois Movimentos Culturais têm uma importância capital, para o boi em Parintins, opinou.

Cardoso diz que se for confirmada a negociação, a Amazon Fest não poderia desconsiderar a participação efetiva da parceria dos Movimentos Marujada e Amigos do Garantido. A empresa não tem como se dissociar por exemplo, do comando Galera, FAB, batucada e marujada, dos dançarinos e da produção de curral. Esses elementos não podem sair do curral porque perdem o sentido. E os ensaios fazem parte do espetáculo principal, que é Parintins. Se não for assim, você não estará fazendo um espetáculo de boi, justifica.

E empresa que propôs a aquisição do espaço dos bois, promete trabalhar um arrojado investimento de divulgação dos eventos, além de promover shows dentro dos currais com atrações nacionais para atrair o público. Essa alternativa vem tornar o espetáculo maior, mais bem divulgado para que o Festival Folclórico de Parintins, possa sofrer o eco desse investimento. É uma parceria que vai ampliar a execusão e a divulgação do boi em Manaus, frisou.

Após o carnaval em fevereiro, os currais em Manaus, que funcionam no sambódromo, são movimentados com a festa de lançamento das toadas para temporada de 2004. Até lá, o assunto vai dividir a opinião dos envolvidos na folia bovina, e encontrar uma brava resistência dos dois Movimentos Marujada e Amigos do Garantido, que em primeira instância estão dispostos a não abrir mão do reinado na fazenda.