Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Novas toadas: Garantido dá a largada para recuperar o título.

02/02/2004, Jonas Santos/A Crítica

PARINTINS - AM - Em clima de festa, a diretoria do boi vermelho e branco anunciou na sexta-feira pela manhã, em cerimônia realizada no auditório Valdenir Teixeira, Vavazinho, da Cidade Garantido, as toadas que vão compor o repertório do CD em 2004. São 19 composições, nos mais variados estilos. O tribal e o regionalismo, figuram mais uma vez como pano de fundo das canções. Por toada classificada o compositor vai receber o equivalente a 1,5 mil.

Vamos ser cautelosos, nessa disputa. Quero o empenho de todos para reconquistar o título e o primeiro passo estamos dando agora; na apresentação das toadas. Estamos também dando início a uma campanha contra a inveja e a imitação, disse o presidente do bumbá, José Walmir de Lima, ao abrir os trabalhos. Os membros da comissão de Artes, compositores e convidados prestigiaram o evento.

Apesar do acolhimento de 160 toadas no concurso, compositores que figuram na escala dos classificados, são velhos conhecidos do público. Tadeu Garcia, Paulinho Du Sagrado, Inaldo Medeiros e, a dupla Demétrios Haidos e Geandro Pantoja, dominam o conjunto das obras musicais. Nesse precedente, Haidos e Pantoja apresentam uma toada que, segundo eles, se transformou na década de 80, numa marca registrada do boi: a aparição do Gigante Juma.

Gigante Juma será defensor da floresta.

A lenda, no Festival Folclórico, ganhou notoriedade com a famosa cobra-grande do artista Jair Mendes. Na toada, o Juma deixa de ser malfeitor e se torna o defensor da floresta, conta Demétrios, que também aposta todos os versos na obra Índio do Brasil. Desde 1999 que a parceria vem dando certo. No ano passado, a versão Amazônia, Santuário Esmeralda, de autoria deles, deu origem ao slogam do grupo folclórico. Inaldo Medeiros, defende que os desafios devem sempre perpetuar na rima das gerações, que fazem o boi-bumbá. Boi Cara-de-Pau, retrata muito bem essa proposta. Na audição apresentada aos convidados e a imprensa, a abertura vem açucarada com o Êxtase Vermelho, de Paulinho Du Sagrado. Já num estilo de época no compasso dos idos do velho Lindolfo Monteverde, Fred Góes, traz para a festa Boi Invejoso. E a toada romântica ganha espaço nos versos de Tadeu Garcia, com Sublimação e Coração Brasileiro, de Cézar Moraes e Márcio Azevedo.

Desfalque

Mas, o disco oficial não tem este ano a participação de um ícone da Baixa do São José: o consagrado compositor Emerson Maia. O dono de Lamento de Raça e de Rio Amazonas, nem sequer se inscreveu no concurso.

Chico da Silva, chegou a voltar para o reduto vermelho, contudo, decidiu fechar antes do último ato, com o boi adversário. Ou seja, preferiu continuar vestindo o azul do Caprichoso. O coordenador da comissão de Artes, Fred Góes disse que o boi do São José mantém a qualidade tradicional da musicalidade de seus poetas. Começaremos a gravar o Cd no dia 10 de fevereiro, em Manaus, assinalou.

Caprichoso

O boi Caprichoso, deveria anunciar hoje, as toadas do Cd oficial. Porém, devido a Assembléia Geral de prestação de contas da administração do presidente César Oliveira, marcada para a mesma data, a programação teve que ser adiada. A previsão é de que o disco tenha 14 toadas, mas vai depender da concepção do boi de arena. Foram inscritas no concurso 120 composições. O boi campeão do Festival Folclórico, em 2003, apresenta este ano o tema Amazonas: Terra do Folclore, fonte de vida.

As toadas classificadas

01 - Êxtase Vermelho (Paulindo Dú Sagrado)
02 - Garça Morena (Helen Veras Filho)
03 - Boi Cara-de-Pau (Inaldo Medeiros)
04 - Muiraquitãs (Tadeu Garcia)
05 - Gigante Juma (Demétrios Haidos e Geandro Pantoja)
06 - Macunaíma e a Árvore da Vida (Rozinaldo Carneiro)
07 - Boi Invejoso (Fred Góes)
08 - Coração de Batuqueiro (Inaldo Medeiros e Marco Lima)
09 - Índio do Brasil (Geandro Pantoja e Demetrios Haidos)
10 - Coração Brasileiro (Cezar Moraes)
11 - Rei dos Rios (Inaldo Medeiros e Marcos Lima)
12 - Universo Místico Xavante (Rozinaldo Carneiro)
13 - O Mundo dos Bara-Maku (Geandro Pantoja e Demetrios Haidos)
14 - A Mística do Pajé (Paulinho Dú Sagrado)
15 - São José (Cezar Moraes)
16 - Vida Cabocla (Demetrios Haidos e Geandro Pantoja)
17 - Pescadoras de Doações (Adson Leão e Rozinaldo Carneiro)
18 - Sublimação (Tadeu Garcia)
19 - Magia das Lanças (Flávio Farias, Rafael Lacerda e Geovanni Andrade)