Começa nesta segunda-feira (23) o Carnaboi 2004, evento em sua quinta edição realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da secretaria de Cultura. Serão duas noites de folia no Centro de Convenções de Manaus, que recebeu uma decoração especial para acolher o público e os trios elétricos dos 15 artistas e bandas que desfilarão no local. Logo na entrada o público encontrará duas esculturas gigantes dos Bumbás Garantido e Caprichoso, com luzes, movimentos e sons, num clima de Festival de Parintins. As bandas Contatos Imediatos e Orion fazem pré-show para receber e esquentar o público, a partir das 19 horas.
O objetivo da festa é incentivar a expressão folclórica amazonense. A exemplo dos carnavais fora de época nas cidades do Nordeste brasileiro, quando o axé e frevo são os ritmos que comandam a folia, o Carnaboi é a consolidação do ritmo de boi-bumbá, realizado fora de época dos festejos juninos no Amazonas, em especial em Parintins, cidade que se destaca pela rivalidade entre os bumbás Garantido e Caprichoso.
O primeiro trio elétrico a entrar no sambódramo é o do cantor Ricardo Lyra, que terá como convidado o cantor Hamiraldo da Mata, ambos representantes do bumbá Garantido. Depois será a vez de Renato Freitas cantar agitar a galera azul e branca do Caprichoso. Carlinhos do Boi, Robson Júnior, Tony Medeiros e Arlindo Júnior são as demais estrelas desta primeira noite.
Esses artistas, a exemplo de outros oito que também vão agitar a folia do Carnaboi, fizeram sua preparação para o evento ao longo das duas últimas semanas, na programação diária de shows do Shopping dos Tururis, que funcionou no estacionamento do estádio Vivaldo Lima.
Através da SEC, o Governo organizou um pool de orgãos públicos para proporcionar mais segurança e comodidade ao público do Carnaboi 2004.
Assim , as polícias Cívil e Militar, Juizado de Menores, Comissão de Obras Públicas (COP), Semosb, Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Corpo de Bombeiros, Manaus Energia e Águas do Amazonas estarão a postos nas duas noites de festa. O fluxo de veículos no entorno do Centro de Convenções será orientado pela Diretoria de Trânsito de Manaus (Diretran).
Vestimenta Tribal Nos trios elétricos de axé da Bahia são os abadás que vestem os foliões, em Pernambuco são as mortalhas que dão o colorido dos blocos de frevo, e no Amazonas são os Tururis que dividem as tribos dos bumbás Garantido e Caprichoso para a folia do boi fora de época, o Carnaboi.
A palavra veio da língua tupi e designa as vestes que várias tribos costumam usar durante suas festas ritualísticas. Nas celebrações indígenas os tururis são feitos de palha e outros materiais rústicos, para o Carnaboi eles são confeccionados em tecido de algodão e ganham cores vibrantes, com desenhos estilizados.
Para brincar o Carnaboi, o folião escolhe o tururi do artista de sua preferência e pode brincar em todos os trios, durante os dois dias do evento, na segunda-feira e terça-feira de Carnaval.
| Pré - Show: |
| 19h |
| Bandas Contatos Imediatos e Orion |
| 23.02/Seg |
Primeira Noite do Carnaboi 2004
Ricardo Lyra / Hamiraldo da Mata Renato Freitas Carlinhos do Boi Robson Junior Tony Medeiros Arlindo Junior |
| 24.02/Ter |
Segunda Noite do Carnaboi 2004
Raiff Matos / Zezinho Corrêa Israel Paulaim Canto da Mata Fábio Casa Grande / Klinger Araújo Prince Tribal David Assayag |