Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Toadas no Sambódromo

24/02/2004, Jornal A Crítica



Os amantes do dois-pra-lá-dois-pra-cá têm poucas horas para relembrar - e ensaiar - as coreografias que fizeram sucesso nas últimas edições do Festival de Parintins. Hoje, às 20h, terá início mais um Carnaboi, no Sambódromo. E aqueles que ainda tiverem energia para mais um dia de folia, amanhã acontecerá a segunda e última noite do evento.
O Carnaboi é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), e tem como objetivo incentivar a expressão folclórica local.
O Carnaboi está em sua quinta edição e veio agregar ao Carnaval um ritmo regional, a toada de boi-bumbá, a exemplo do que ocorre no Nordeste, onde o axé e o frevo tornaram-se os ritmos oficiais da folia momesca.
A vestimenta oficial do Carnaboi é o tururi, nome que tem origem na língua tupi e é utilizada pelos indígenas para designar as indumentárias usadas em festas ritualísticas. Diferente das vestes indígenas, que são confeccionadas com palhas e materiais rústicos, os tururis do Carnaboi são camisetas estilizadas. Em outros Estados recebe o nome de abadá.

Shows

O Carnaboi costuma reunir milhares de foliões nas dependências do Sambódromo. Neste ano, quem for à festa irá assistir a sete shows por noite, de artistas dos bois Caprichoso e Garantido. Quem comprou tururi poderá dançar na pista de isolamento do Sambódromo, seguindo atrás dos trios elétricos, bem perto dos seus artistas preferidos. Quem não pode adquirir o tururi não precisa ficar triste, pois a festa é democrática, não apenas no sentido de conseguir reunir artistas dos dois bois de Parintins, mas também na possibilidade de estender a toda a população o acesso aos shows gratuitamente, nas arquibancadas e laterais da pista do Sambódromo.
A festa do boi fora de época terá início hoje com a apresentação de Ricardo Lyra e Edilson Santana. Na sequência, os cantores Renato Freitas, Carlinhos do Boi, Robson Jr, Tony Medeiros e Arlindo Júnior animarão a festa no Sambódromo.
Amanhã, na segunda noite de festa, os amantes de boi-bumbá seguirão os trios de Raiff Matos; Israel Paulain; Canto da Mata; Fábio Casagrande - que dividirá o trio com Klinger Araújo -; Prince Tribal e David Assayag.

Apoio

Uma grande estrutura foi montada para oferecer uma festa organizada para que todos possam se divertir sem maiores problemas. Para isso, diversos órgãos estaduais e municipais foram mobilizados, dentre eles a Polícia Militar; o Corpo de Bombeiros; Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran); Secretaria Municipal de Mercados e Feiras (Semaf), responsável pelo controle de barracas e camelôs; Polícia Civil; Juizado Criminal da Infância e Juventude; Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU); Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demulp).
Para ninguém ficar de fora da folia haverá a extensão dos horários de circulação das linhas de ônibus que servem a área do Sambódromo e desvio de rotas para que os veículos do transporte coletivo trafeguem pelo local nos dois dias de festa.