Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Carnaboi arrasta multidão

23/02/2004, Jornal A Crítica

[Veja fotos do Carnaboi 2004 aqui]

A passarela do samba cedeu espaço para o desfile dos trios elétricos que abriram, ontem, a quinta edição do Carnaboi . A população manauara, que parecia receosa de sair de casa por causa do mau tempo, não hesitou em conferir de perto a primeira noite do evento, que já se consolidou no calendário cultural da cidade de Manaus. A Secretaria de Estado da Cultura (Sec) estimou para cada noite a presença de 150 mil pessoas no Sambódromo.

Seis trios elétricos subiram e desceram a apoteose do samba, que dois dias antes havia recebido uma multidão de foliões, que assistiu aos desfiles das escolas de samba. Só que, dessa vez, o brilho e a malícia das fantasias deram lugar às cores azul e vermelha e ao ritmo contagiante do boi-bumbá.

Eram crianças, jovens, adultos, idosos e turistas estrangeiros. Não teve discriminação. Todo mundo se rendeu ao dois-para-lá e dois-para-cá. A festa, que estava prevista para começar às 20h, com a apresentação da banda Contatos Imediatos, teve início às 20h30, tocando hits variados, como o axé baiano que por aqui já possui inúmeros adeptos.

O primeiro trio a deslizar na passarela foi o Pimenta Murupy, que trouxe a banda do chocolate branco Ricardo Lyra e Hamiraldo da Mata, representando a galera vermelha e branca do boi Garantido. A segunda atração da noite foi o levantador de toadas Renato Freitas, no trio elétrico Sideral, fazendo a festa do público azul e branco do Caprichoso.

E a noite continuou relembrando os grandes sucessos do boi-bumbá amazonense. E para agitar o público vestido de tururi na avenida, Carlinhos do Boi, o animal, não deixou a galera ficar parada. Mandou ver nas toadas antigas e novas, trazendo de volta bons tempos do curral do Garantido, no Olímpico Clube.

Mas, quem foi ao Sambódromo não se arrependeu e presenciou a disputa, que acontece todos os anos na arena de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), com o desafio protagonizado pelos levantadores Robson Júnior e Tony Medeiros, leia-se: Caprichoso e Garantido, respectivamente.

Fechando com chave de ouro a primeira noite do Carnaboi 2004, o Prince Tribal entrou na madrugada de hoje, saudando a Terça-feira Gorda de Carnaval, deixando um gostinho de quero mais, para logo mais à noite, no segundo e último dia de festa.

As atrações de hoje serão: Raiff Matos e Zezinho Corrêa; Israel Paulain; Canto da Mata; Arlindo Júnior e David Assayag; Fábio Casagrande e Klinger Araújo. Os tururis, passaporte para o desfile na avenida ainda podem ser encontrados no shopping dos tururis, no estacionamento do estádio Vivaldo Lima.

Para a noite de hoje os organizadores estão esperando uma participação maior do público, haja vista que é feriado.

A Terça-feira de Carnaval é o ponto alto da manifestação popular mais querida do povo brasileiro.

Talento que brota na arena

Para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões, a Secretaria de Estado da Segurança Pública destacou um esfetivo de 300 policiais civis e militares somente para o Sambódromo, sem contar com os homens do Grupo Tarefa.

O titular da pasta, Júlio Pinheiro, Informou que a expectativa da secretaria é fechar o Carnaboi sem registros grandes de violência, assim como aconteceu nos dias de desfiles das escolas de samba.

Secretário

A magia do ritmo cadenciado que o boi-bumbá carrega e a despreocupação de quem está dançando ao seu lado foram destacados pelo secretário de Cultura, Robério Braga.

Encantado com o envolvimento natural do público manauara, ele afirmou que, além do Carnaboi, as demais manifestções carnavalescas da cidade são diferencial da capital amazonense ao Carnaval de outros pontos do Brasil.

Para a quinta edição, SEC investiu R$ 900 mil para a festa, que tem como característica especial a diversificação das oportunidades para o folião e, consequente, para o turista. Sem contar, que esse período de festa, movimenta a economia informal, gerando um volume de empregos diretos e indiretos e pequenos negócios, estimados em 4,5 mil ocupações econômicas, ressaltou Braga.