Bois juntos no mesmo palco
03/12/2003, Jornal A Crítica
Os bois-bumbás de Parintins mais uma vez pisam a estrada para ganhar outras cidades, outras capitais. Hoje à noite, artistas do Garantido e Caprichoso fazem uma apresentação especial na cerimônia da 24ª edição do Prêmio Caboré, a maior premiação do mercado publicitário brasileiro, no Credicard Hall, em São Paulo, a partir das 17h30 (horário de Manaus). O evento vai contar com a presença do governador Eduardo Braga e será realizado com apoio da Agência de Turismo do Amazonas (Amazonastur), da Secretaria Estadual de Cultura (SEC) e a Agência Estadual de Comunicação (Agecom).
As coordenações do Caprichoso e do Garantido partiram no início da tarde de ontem para a capital paulista. Cada uma levou uma delegação formada por aproximadamente 25 artistas, mais cinco membros de suas diretorias e organizações. Um detalhe é que a apresentação dos grupos no Credicard Hall será conjunta, ou seja, Caprichoso e Garantido compartilham o placo, numa performance que deve durar 40 minutos.
Todos os itens de cada boi vão estar presentes, além de uma banda mista e dos dançarinos, adiantou César Oliveira, presidente do Caprichoso. A apresentação será baseada na mensagem de na preservação da natureza, tema do Caboré deste ano. Vamos mostrar cenas que representam a defesa da Amazônia, e músicas como ‘Unanquiê’, do Capricho, e ‘Lamento da raça’ do Garantido, que cantam a preservação da natureza, afirma Dernando Reis, diretor de marketing do boi Azul.
Oportunidades
Além da prova de que o folclore original de Parintins pode cruzar fronteiras e encantar públicos de outros Estados, a participação dos bois amazonenses na cerimônia de entrega do Prêmio Caboré representa mais uma grande oportunidade para a divulgação do folclore, da cultura e da imagem do amazonas no resto do Brasil.
Vai ajudar a divulgar a festa, os bois, o Estado, e talvez até se abram caminhos para termos novos patrocinadores no futuro, declarou César Oliveira, presidente do boi-bumbá Caprichoso. A perspectiva é a mesma entre seu colega contrário, José Walmir, presidente do Garantido. Acredito que venha a ser muito benéfico para o boi-bumbá, afirma este.
A possibilidade de fazer contatos e, quem sabe, conquistar mais patrocinadores para o Festival Folclórico de Parintins é a principal idéia na mente dos organizadores e diretores dos bois amazonense. Estarão presentes os 1.500 principais publicitários de todo Brasil, ou seja, as pessoas que decidem como gastar verbas de publicidade das empresas comenta Dernando, mostrando-se feliz com a oportunidade de mostrar o boi a tal platéia. É como se a gente fosse rezar no Vaticano!.
Para alcançar seus objetivos, as duas delegações partiram preparadas para vender o bi a qualquer um que tenha cinco minutos sobrando.
Vamos munidos de informação: estamos levando revistas, CDs e folhetos contando da nossa festa, comenta José Walmir, animado, lembrando que os bois de Parintins também irão participar das comemorações pelo aniversário de São Paulo, no próximo dia 25 de janeiro.
A nossa expectativa é muito boa, todo mundo está otimista, conclui Walmir.