Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Toadas ao ritmo de chuva

21/03/2004, Enock Nascimento

Se na noite anterior, São José Operário mostrou força quando atraiu quase cem mil pessoas na noite de sábado, no Sambódromo, foi São Pedro quem ditou o ritmo na abertura da temporada de ensaio dos bumbás. Para alguns, santo responsável pelas variações meteorológicas até já definiu sua implicância ou preferência por um boi. Bastava alguém anunciar uma atração do Caprichoso para as chuvas se precipitarem no local.

Segundo cálculos da Polícia Militar aproximadamente quatro mil pessoas estiveram na primeira apresentação conjunta dos bumbás de Parintins, número interpretado pelos organizadores como sucesso devido à proporção das chuvas. No próximo sábado, em parceria com a Fábrica de Eventos, os bumbás promovem o Samba Boi Manaus quando se apresentarão os grupos Raça Negra, Só Para Contrariar e Krigor (do Exaltassamba).

A aposta de juntar as apresentações dos bois numa mesma noite agradou também o público ligado aos bumbás. Caso do compositor de toadas Paulinho Du Sagrado, que avalia a idéia como inteligente e acredita que a confraternização das cores será benéfica para os dois lados. O cantor Zezinho Corrêa prevê que a união tem 80% de chances de sucesso por lembrar a disputa no Bumbódromo de Parintins em que os bois possuem lados separados, servindo também como uma forma de preparação para o Festival. A rivalidade fica reservada para os três dias de Parintins e os ensaios de Manaus reforçam seus objetivos de ser uma vitrine para os turistas e uma forma de agariar fundos para os dois bois, resume a empresária Cláudia Reis.

O presidente do Partido dos Trabalhadores, João Pedro, considerou a união como um gesto de grandeza e observa que ela só foi efetivada por causa da redução de custos, mas que pode se transformar num grande momento de reafirmação do boi como o ritmo amazônico.