Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Até debaixo d´água

22/03/2004, Amazonas Em Tempo

A chuva, a realização de outros eventos na cidade e no tempo exíguo para a preparação do Centro de Convenções (Sambódromo) em Manaus, foram os principais obstáculos para o primeiro Ensaio dos Bumbás, reunindo pela primeira vez os movimentos Marujada do Boi Caprichoso e Amigos do Garantido. Mais de cinco mil pessoas participaram da abertura da temporada de 2004 dos bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido. Se prevalecer a mística, a nação Azul e Branca não começou a temporada com bons presságios. É que no momento das apresentações do boi-bumbá Caprichoso eram permeados com a chuva, o que não intimidou a galera.

O primeiro evento foi tranqüilo, sem o registro de incidentes apesar das duas galeras, Caprichoso e Garantido, dividirem pela primeira vez o mesmo espaço, em um evento preparativo para o festival Folclórico de Parintins.

Os dirigentes os dois movimentos, Raimundo Gato (44), presidente do Movimento Marujada e João Carlos Antunes (47), Joca, apesar dos imprevistos, avaliaram de forma positiva a realização do evento conjunto.

Os bumbás se alternaram no palco. A abertura coube ao Boi Garantido, escolha feita através de sorteio. A única ausência do boi-bumbá Caprichoso foi a do apresentador e cantor Arlindo Júnior, que está em viagem.

Pelo Garantido, se apresentaram Casagrande, Ricardo Lira, o apresentador Israel Paulaim, Carlinhos do Boi, Tony Medeiros e o seu levantador oficial David Assayag.

Pelo Caprichoso, se apresentaram Raiff Matos, Prince do Boi, o levantador oficial Robson Júnior, o novo amo-do-Boi, Renato Freitas, e Zezinho Corrêa ex-Carrapicho.

O presidente do boi-bumbá Caprichoso, César Oliveira, e o vice-presidente, Hugo Levy, prestigiaram a festa. Levy fez questão de cumprimentar a cada integrante do Movimento Marujada que trabalhava como voluntário nos bares instalados pelo Movimento. Estou agradecendo o apoio deles e dando-lhes a certeza de que seremos bicampeões, afirmou Levy.

Um fato curioso chamou a atenção do público. Coincidência ou não, toada vez que os artistas do Caprichoso iniciavam a apresentação, a chuva desabava no sambódromo. Isso é um bom sinal, afirmou Hugo Levy, confiante no bi-campeonato do boi Azul e Branco do bairro parintinense de Palmares.

Para o presidente do Movimento Marujada, o público só não foi maior devido à chuva. Ninguém vai sair de casa em meio à chuva.

Para o presidente do Movimento Amigos do Garantido, João Carlos Antunes, o Joca, o fator tempo de preparação da festa, prejudicou um pouco o primeiro evento. O sambódromo foi liberado para os Movimentos depois da novena e da missa de São José realizadas na sexta-feira à noite. Com isso, segundo avaliou Joca, ficou prejudicado o sistema de som. Acreditamos que no próximo sábado teremos uma melhor infra-estrutura.

Cada bumbá se revezou uma hora e meia de apresentação. Pelo acordo firmado com a Secretaria de Estado e de Cultura, as bandas oficiais não poderiam repetir o repertório e não cantar toadas de desafio (proibição não acatada pelo cantor Ricardo Lyra, do Garantido, segundo protesto de Raimundo Gato)