Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Muito samba no ensaio dos bois

28/03/2003, Enock Nascimento

Desta vez o dois pra lá e dois para cá foi conduzido além da toada de boi-bumbá. No último sábado, no Centro de Convenções (Sambódromo), na segunda noite da temporada de ensaios dos bumbás de Parintins, o samba foi o destaque com as exibições de Chrigor (ex-Exaltasamba), Raça Negra e Só Para Contrariar (SPC). O evento foi realizado em parceria com a Fábrica de Eventos.

Antes do pagodeiros, se apresentaram pelo Caprichoso o grupo Canto da Mata, o amo do boi Renato Freitas, e o levantador Robson Junior. E, do lado do Garantido, Israel Paulaim, o amo do boi Tony Medeiros e Carlinhos do Boi animaram o local. Segundo cálculos dos organizadores, mais de 8 mil pessoas compareceram ao evento que só terminou pouco antes das 5h.

Os shows de samba foram abertos por Chrigor, que fez o espetáculo mais curto, com duração de menos de 50 minutos. As musicas românticas foram a senha para muitos casais dançarem de rosto colado. É a segunda vez que venho sozinho a Manaus e no show quis mostrar um pouco do meu repertório solo, disse Chrigor.

O vocalista e líder do grupo Raça Negra, Luiz Carlos, afirma que já perdeu a conta das vezes que já fez shows no Amazonas. Ele acredita ser mais de 20 já costuma vir aqui mais de duas vezes por ano desde 1992. Para ele, o Estado gosta tanto de samba que chegou a salvar o ritmo musical no final da década de 90. Devido ao sucesso do funk no Sul do País, foi o Amazonas que segurou o samba em 98, 99. Por isso até hoje todo mundo vem para cá, afirmou. O vocalista disse que, em 1995, assistiu ao Festival Folclórico de Parintins e, deslumbrado, se decidiu pelo Caprichoso. Acho o festival mágico repleto de rituais até mais bonito que o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que hoje é dominado pelo comércio, frisou. O Raça Negra levantou a galera deixando o Sambódromo lotado até as 3h.
O SPC entrou no palco às 3h30, e se recusou a falar com a reportagem antes do início do show.

A união dos ensaios dos bois num mesmo dia já é considerada um sucesso. Era o que o público já esperava e, além disso, em eventos como o Carnaboi e Boi Manaus, os dois bumbás já se apresentavam juntos e apresentavam bom resultado comercial com a venda conjunta de tururis, observou Joca Antunes, presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG).

O presidente da Manaustur, Orlando Câmara, elogiou a união principalmente porque a organização dos eventos não foi terceirizada. Quanto aos shows de samba devem ser feitos apenas uma ou duas vezes para ganhar dinheiro, porque os ensaios dos bumbás contribuem com a construção da nossa identidade, enfatizou.

No primeiro ensaio, na semana passada, mesmo com as chuvas torrenciais, passaram pelas bilheterias do Garantido 2,3 mil pessoas. Já o Caprichoso enviou R$ 4,9 mil de lucro com vendas de bebidas para Parintins.

Para o próximo sábado, já estão definidas apenas as atrações do Caprichoso. A partir das 22h30 se apresentam Raiff Matos, Canto da Mata e Prince do Boi. Depois da 1h30, Renato Freitas, Robson Júnior e Zezinho Corrêa. Por conta da agenda dos artistas, as atrações do Garantido só estarão acertadas amanhã.