QGs preparam boi de arena
27/03/2004, Jonas Santos/A Crítica
Os artistas de Parintins entram nos galpões esta semana para preparar o espetáculo do 39° Festival Folclórico. O Caprichoso quer o bicampeonato. O Garantido, o título que deixou escapar no ano passado. Os presidentes, José Walmir de Lima, do Garantido, e César Oliveira, do Caprichoso, apresentam seus temas, as prioridades e as pedras no tabuleiro. Contam as novidades e apresentam as mudanças. A festa deve contar mais uma vez com a presença ilustre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma missa em Ação de Graças, celebrada na manhã desta segunda-feira, pelo padre Rui Canto, da comunidade de São Benedito, anuncia o começo dos trabalhos para os artistas do boi da Baixa do José. São 360 homens que passam a dedicar três meses dos seus próximos dias de vida à confecção do boi de arena. O projeto foi idealizado pela Comissão de Artes. O grupo que faz a concepção artística é o mesmo desde 1999. Junior de Souza, Cansanção, Emerson Brasil, Joinha, Roberto Reis, João Melo, Chico Cardoso e Telo Pinto são os membros com a coordenação geral de Fred Góes. Projeto que foi montado em seis meses.
O presidente da Associação Folclórica, José Walmir de Lima, tem 59 anos, completados na sexta-feira, é vereador no município. Natural de Eirunepé, reside em Parintins há 40 anos, onde casou-se e constituiu uma família. Tem fala mansa com disparos apimentados quando diz que aposta na conquista do festival, com a criação de um boi novo. O Garantido virá, segundo ele, arrojado. Vamos conquistar o título pelo trabalho. O Garantido vai ser campeão, podem apostar. Nos preparamos este ano para vencer as influências, afirmou.
O novo Garantido, desenhado para disputar na arena com o rival Caprichoso, está avaliado em R$ 3,5 milhões. A diretoria fala que houve aumento dos preços de material e que vai ser preciso fazer um boi com pé no chão. Mesmo assim será contratado mais pessoas para o trabalho de galpão que no ano passado, acrescenta o presidente.
O garoto Israel Paulain vai começar defendendo o ítem de apresentador oficial do boi, segundo palavras do presidente. Não houve nenhum comentário oficial sobre a sua saída. Ele vem fazendo um belo trabalho e a galera gosta dele, disse. Em entrevista a imprensa, em Parintins, o artista Jair Mendes chegou a ameaçar sair do boi e pediu a volta do ex-apresentador Paulinho Faria, causando um clima de animosidade na Baixa do São José.
Os ensaios em Manaus já começaram, porém o slogan do vermelho e branco, para 2004, ainda é uma incógnita. Walmir brinca que vai continuar sendo O Eterno campeão até nascer o próximo tema. O boi de Lindolfo tem enfocado suas temáticas para a defesa da Amazônia.
Na Ilha do Folclore, os ensaios do boi do povão, segundo reza a tradição, começam somente no dia 1° de maio. Contudo, o Garantido realiza na noite anterior uma grande festa no curral e a alvorada do boi, com uma procissão de seguidores pelas ruas da cidade. Nos meados desse mês está previsto o primeiro grande evento da temporada na Cidade Garantido. Vai acontecer o lançamento do CD oficial de toadas. Uma outra novidade sobre os eventos do boi é que os ensaios oficiais do mês de maio serão realizados no antigo curral da Baixa do São José.