Presidente tem mandato prorrogado
28/03/2004, Jonas Santos/A Crítica
O presidente do Garantido, José Walmir de Lima, 59, teve o seu mandato prorrogado por mais um ano, devendo encerrar a sua administração em agosto de 2005. A decisão partiu de um colegiado de 382 sócios que participou, ontem pela manhã, de uma assembléia-geral extraordinária, realizada no curral-sede da Cidade Garantido, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). O Garantido alterou a data da eleição marcada para este ano, por coincidir com o ano de eleição político-partidária. E, segundo a assembléia, acabou prejudicando a escolha da presidência na Associação Folclórica. A proposta foi apresentada pelos sócios Nelson Brelaz e Jorge Campos. A reunião convocada pela diretoria foi para eleger o novo vice-presidente do boi. O economista e técnico da Fazenda Estadual, Massilon Medeiros, 33, foi eleito para ocupar a vacância, no lugar de Francisco Nunes que renunciou ao cargo no começo do ano passado. O boi Garantido, é muito grande. E havia a necessidade de escolhermos um novo vice-presidente para ajudar a administrar o boi, disse o presidente Walmir.
Massilon teve passagem pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG) e ocupava a função de membro do Conselho Fiscal. Vou trabalhar para ajudar o boi a se profissionalizar e a conquistar o título que a galera tanto nos cobra, afirmou. O vice-presidente é irmão do amo do boi, Tony Medeiros.
Os sócios decidiram também fazer uma avaliação no Estatuto da entidade, com mudanças principalmente no critério para a escolha de cargo majoritário, devendo o presidente escolher a sua diretoria. Na eleição caberá ao presidente eleger os seus ministros. Quem estiver realmente interessado em trabalhar pela causa da Associação Folclórica, assinalou Breláz.
O Garantido recebeu este ano o ingresso de 700 sócios. A assembléia geral deliberou anistiar o valor da jóia, estipulado em R$ 300, e deixar apenas o pagamento de mensalidade equivalente em R$ 5. E ainda vai receber até maio o ingresso de novos filiados. Cada sócio vai poder indicar um candidato. O boi vermelho e branco tem em seus quadros sociais 1,9 mil sócios. A assembléia encerrou com uma festa de confraternização entre os integrantes do grupo folclórico. O levantador David Assayag, o apresentador Israel Paulain e o amo Tony Medeiros compareceram à reunião. Hoje, às 7h, o Garantido realiza missa em Ação de Graças, no curral Lindolfo Monteverde, da Cidade Garantido, para celebrar o começo dos trabalhos dos artistas em galpão.