Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Ensaios com cara de festival

04/04/2004, Enock Nascimento

No primeiro ensaio, a chuva atrapalhou. Na segunda noite, teve participação dominante do pagode. Anteontem, na terceira noite, aconteceu de fato a estréia da temporada de ensaio dos bumbás. Com o tema Uma noite em Parintins, Garantido e Caprichoso reproduziram uma amostra do espetáculo exibido nos três dias de festival e em alguns momentos da apresentação dos rituais chegaram a apresentar simultaneamente nove dos 22 ítens que serão julgados em 28, 29 e 30 de junho na Ilha. Segundo os organizadores, aproximadamente 7,5 mil pessoas compareceram ao evento realizado no Centro de Convenções, Sambódromo, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

O terceiro ensaio foi aberto às 21h pelo Garantido com os shows de Carlos Batata, Fábio Casagrande e Hamairaldo da Mata. Pontualmente às 22h30 foi a vez do Caprichoso, com Raiff Matos, Canto da Mata e Prince do Boi. Mas o ensaio ferveu mesmo foi à meia-noite, quando o boi vermelho e branco acrescentou ao ensaio aspectos de ópera, teatralizando trechos de rituais exibidos na arena do Bumbódromo de Parintins.

No mesmo momento da exibição de multicoloridos fogos de artifício, dançarinos caracterizados por indumentárias indígenas abriam caminho para o boi no meio da multidão expelindo chamas flamejantes. Outro grupo de dançarinos se posicionou na arquibancada pra também apresentar as coreografias do ritual do fogo. Após 15 minutos estavam se apresentando a batucada, a sinhazinha da fazenda, a cunhã-poranga, rainha do folclore, o pajé, o amo do boi, o apresentador, o levantador de toadas e o boi. O apresentador, Israel Paulaim, e o levantador, Davi Assayag, se revezavam no canto de tradicionais toadas no boi da Baixa do São José.

O Caprichoso encerrou o ensaio com apresentação de trechos do ritual e a exibição de Renato Freitas, Robson Júnior e Zezinho Corrêa. O evento terminou às 3h, novamente sem nenhum registro de incidente.

Para o próximo sábado estão confirmadas apenas as atrações do boi azul. Às 21h, o ensaio será aberto por Prince do Boi, Raiff Matos e Renato Freitas e à meia-noite ocorrem as exibições de Robson Junior, Canto da Mata e Zezinho Corrêa. O Garantido define suas atrações hoje numa reunião.

Compositores

Responsáveis pelos grandes momentos sonoros dos bumbás, muitos compositores de toadas não perdem um ensaio. Um dos mais consagrados compositores e autor da toada de sucesso mundial, Vermelho, Chico da Silva, afirma estar aprovando a união das apresentações dos bois num mesmo evento. É uma forma de manter acesa a chama do boi em Manaus, a cidade responsável pelo sucesso dos bumbás. Só acho que Garantido e Caprichoso deveriam ter sedes próprias em Manaus, com capacidade para 5 mil pessoas a exemplo das escolas de samba, opina. No próximo CD do Caprichoso, ele contribuiu com duas faixas: Movimento Marujada e a toada de desafio Boieco da Baixa, feita em parceria com Tony Rossi e José Carlos. Conforme o dicionário, o termo boieco significa boi capado e é também diminutivo de boi. O compositor, ou tirador de toada como ele prefere, aproveita a entrevista para reforçar uma das principais reclamações da categoria É da A CRÍTICA? Escreve aí que estou há quatro anos sem receber direitos autorais, reclama.

Outro dos mais tradicionais compositores é Paulinho Du Sagrado, que está com duas faixas no próximo CD do Garantido, Encontro tribal e Êxtase vermelho. Essa segunda toada, diz, é um exemplo da sua temática nas composições. Procuro falar das coisas que vivenciei em Parintins. Meu olhar é sempre o do torcedor apaixonado, resume.

O compositor Tadeu Garcia, que possui mais de 120 músicas gravadas, afirma não gostar muito dos temas encomendados em lugar das toadas surgidas espontaneamente, principalmente quando é necessário pesquisar sobre rituais indígenas. Respeito muito, mas não acho as palavras indígenas melódicas, além de o ritmo não permitir variações sonoras. Além disso, só contei 57 lendas amazônicas, diz, alertando para que as apresentações dirigidas não se tornem mecânicas como o desfile da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense.