Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Disco do Caprichoso agrada ao mercado e à tradição

19/05/2004, Yussef Abrahim

Ao lançar o CD "Amazonas, terra do folclore, fonte de vida", o boi bumbá Caprichoso mostrou como reescreveu a fórmula da seleção de toadas para o Festival Folclórico de Parintins. O resultado é que nunca num CD parece ter agradado tanto: a novidade foi aprovada por integrantes do boi e pelo público que esteve presente na festa de lançamento, realizada no último sábado, no Sambódromo, com elogios até de torcedores do rival que ostentavam roupas vermelhas em meio à multidão azul.

Comemorando a ceitação que as toadas estão tendo como realização de um feito, o gestor de eventos do Caprichoso, Beto Vital, 39, afirma que há algum tempo não se produzia um trabalho tão completo. "É difícil fazer algo como um bom produto para venda e que ao mesmo tempo traga a tradiçaõ para a arena", diz ele, com uma visão que se encaixa na seqüência de CDs muito comerciais de 1997 a 1999, e outra excessivamente regionalista de 2000 a 2003.

Amazonas, terra do folcore, fonte de vida - cd de toadas do boi Caprichoso 2004

Também integrante do Movimento Marujada, Vital chama a atenção para o fato de haver apenas uma toada para "cunhã-poranga", em vez de cada item individual ter a sua como é de costume. "Não precisamos disso, temos toadas belíssimas ao longo dos anos e podemos cantar mais nossas lendas e cultura", diz.

Membro da Força Azul e Branco (FAB), a secretária Kellem Gonçalves, 22, acredita que o CD continua regional, apesar da sede por inovações que sempre foi a marca do bumbá. "As toadas de 2003 eram mais difíceis para o público, mas é muito bom perceber essa vontade de retornar às raízes apesar das novidades que chegam ano após ano". Além das toadas de abertura e da participação da cantora Márcia Siqueira; ela conta ter gostado da última faixa do disco, que traz um pout-pourri com toadas antigas.

Personagem ativo dentro do ritmo do bumbá, o integrante da Marujada de Guerra Edney Queiróz, 32, explica que as toadas conseguiram inovar dentro de uma linha tradicional. "Não funciona fazer algo muito regional, mas este CD usa temas regionais com muitas novidades no ritmo e nos arranjos". Ele explica que entre as novidades mais evidentes estão nos novos toques da Marujada, além de outros novos recursos de efeito para a arena.

Elogio e Provocação

Já foi o tempo em que a "contrariedade" levantava uma muralha que impedia os adeptos de um boi exergarem as virtudes do oponente. Destacando-se na multidão azul por usar uma camisa vermelha de seu boi, a estudante Natasha de Oliveira, 17, fez elogios às toadas do Caprichoso com a ironia e bom humor que marcam a rivalidade. "Eles não tem nenhum Paulinho Du Sagrado para compor toadas para eles, mas o CD está bom", disse a estudante. "Dá pra competir, mas é claro que perde".

Apesar dos elogios, a estudante não perdeu a chance de espetar o rival. "Gostei dos rituais que estão muito bonitos, pena que "eles" não tiveram capacidade de fazer boas toadas de desafio", ironiza.

O auxiliar de Produção Ângelo Pantoja, 21, previu muito equilíbrio na arena após ouvir as novas toadas do boi azul. "Vai ser uma disputa considerada e quem ganhar vai ser por pouco", Afirmando ser fã do Garantido   com convicção e há muito tempo, confessou que "tira o chapéu" este ano para o adversário. Tenho que admitir que o CD está lindo".

Mesmo coberta de vermelho, a funcionária pública, Beth Rodrigues, 39, parece esquecer totalmente a rivalidade. "O contrário é tudo de bom, a toada, a toada do beija-flor promete um ritual emocionante", diz Beth, dizendo torcer para a toada do azul ganhar nota dez dos jurados, sem mostrar preocupação com o resultado. "É claro que nós ganhamos. O Garantido como sempre tem as melhores toadas".