Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Falta de Profissionalismo pode prejudicar a festa dos bumbás

20/05/2004, Amazonas Em Tempo

A invasão dos "penetras" tanto nos camarotes bem como na arena, corrigir erros do festival passado, credenciamento da imprensa e checar os orgãos envolvidos e os trabalhos de infra-estrutura da 39º edição do Festival Folclórico de Parintins. Em síntese, estes foram assuntos discutidos ontem pelo secretário de Estado da Cultura, Robério Braga e órgãos envolvidos na organização da festa dos bumbás. A reunião no auditório do Teatro Chaminé contou com as presenças de dirigentes de Caprichoso e Garantido e representantes dos orgãos civis e militares dos governos federal e estadual. O governo do Estado gasta cerca de R$ 20 milhões para a realização do festival como um todo.

A reunião, check list das ações a serem desenvolvidas pelos 21 orgãos públicos estaduais e federais, além de duas empresas patrocinadoras do Festival, acabou servindo de desabafo para o secretário de Cultura.
Robério Braga decidiu soltar a língua para apontar os desacertos e irregularidades registradas no festival de 2003. Citou a interferência de um oficial da Polícia Militar ao liberar várias pessoas detidas no Bumbódromo com credenciais falsificadas de jornalistas; a permanência de dirigentes e funcionários de órgãos públicos na arena durante a apresentação dos bumbás; a "invasão" dos camarotes das autoridades pelos penetras inconvenientes, muitos dos quais da sociedade manauense; as extensas relações de pedidos de credenciais por parte de autoridades locais; e os patrocínios arranjados pelos bumbás se contrapondo com os patrocinadores oficiais dentre outros fatos.

O secretário foi mais veemente ao apelar para as empresas patrocinadoras para não levarem seus convidados para a arena. Enfim, na prática, Robério fez uma lavagem de "roupa suja", ao cobrar mais profissionalismo na realização do Festival, principal vitrine do Estado.

Preparativos

Na reunião preparativa para o Festival Folclórico de Parintins, foi evidenciada a preocupação com a possível presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros três presidentes latino-americanos, dentre eles o da Venezuela, Hugo Chavez. Braga revelou a apreensão caso os chefes de Estado marquem presença em Parintins, quanto a logística a ser oferecida. A cidade não dispõe de acomodação para abrigar chefes de Estado, além de causar incômodo na recepção já que por medida de segurança o espaço aéreo é fechado.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Infra-Estrutura, Cerimonial do Governo, Casa Militar, Agência de Comunicação Social, Procom-Am, Amazonastur, VII Comando Aéreo Regional, Serviço Regional de Proteção ao Vôo, Infraero, Capitania dos Portos, 7º Serviço Regional de Aviação Civil.

No próximo dia 28, a Secretaria de Cultura promove o Seminário de revisão crítica do festival de Folclórico reunindo todos os orgãos e os bumbás parintinenses.