21/05/2004, Jonas Santos/A Crítica
Um dos principais artesãos do bumbá Caprichoso, Jairzinho Mendes, foi suspenso pela diretoria da agremiação. Uma desavença com outros artistas teria sido motivo de punição. A direção do boi azul e branco negou, no entanto, os boatos que circularam ontem por Parintins dando conta da demissão de Mendes.
"Jairzinho foi suspenso. Reconhecemos o talento dele, mas era necessária essa decisão. Iremos aguardar a chegada do presidente César Oliveira, que está em Manaus, que vai dar um encaminhamento final a respeito do assunto", comentou o diretor, sem comentar os motivos de desavença.
Jairzinho é um dos grandes nomes do festival parintinense. Seus trabalhos sempre provocam impacto no público que assiste à festa no Bumbódromo. Num dos festivais fez uma montanha se mexer e falar, durante a evolução do bumbá provocando delírio na nação azul e branca. Quando iniciou no Caprichoso, na década de 90, criou uma ave de rapina gigante que sobrevoou o Bumbódromo, arrancando da arena um pescador e conduzindo-o até as arquibancadas. O artista, que é filho do renomado artista Jair Mendes, do Garantido, mora no Rio de Janeiro, onde trabalha para Portela, Salgueiro e Mocidade Independente de Padre Miguel.