30/05/2004, Jornal A Crítica
A noite em homenagem aos pajés e às cunhãs-poranga, realizada no sambódromo à noite no Centro de Convenções, popular Sambódromo, foi a escolhida pela equipe do documentário "Parintins - jungle fever" para dar início às gravações dos ensaios dos bois rumo ao grande Festival Folclórico de Parintins. O diretor Simon Brook registrou imagens de Arlindo Jr. e David Assayag, da Marujada e da Batucada e das galeras azul e vermelha que revezavam-se para exibir suas coreografias diante do palco do Centro de Convenções.
O filme é uma co-produção franco-brasileira e pretende mostrar a grande fetsa da ilha Tupinambarana sob o ponto de vista das pessoas que de alguma forma fazem parte dele. Serão três eixos narrativos: a epopéia de uma família ribeirinha em viagem de barco desde a comunidade do Retiro (próxima ao município de Boca do Acre) até Parintins, para assistir ao festival pela primeira vez; um empresário manauenseque fecha sua empresa e leva toda a família para a ilha num luxuoso barco particular; e os artesãos, dançarinos e personagens característicos de Parintins e de Manaus que fazem o espetáculo acontecer.
De acordo com Jean Robert, produtor associado do documentário, a proposta do filme é mostrar a emoção dessas pessoas ao participar do evento, o que significa explicitar a real importância cultural dos bois para os amazonenses. Para se ter uma idéia, de uma hora e meia de filme, apenas 15 minutos serão dedicados a imagens da arena com a apresentação dos bois, todo o restante será para mostrar o cotidiano das personagens.