Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Segurança será reforçada para receber os visitantes ilustres

31/05/2004, Jornal A Crítica

O esquema de segurança de Parintins e, particularmente do Aeroporto Municipal Júlio Belém, será reforçado com vistas a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros chefes de Estado que irão desembarca na cidade para assistir a opera dos bumbás da Amazônia. As Forças Armadas, a Polícia Federal, as Policias Militar e Civil e a segurança particular dos presidentes vão literalmente ocupar a cidade. As comitivas precursoras da Argentina, da Venezuela e do Paraguai já entraram em contato com as autoridades do Município confirmando viagem de reconhecimento da área.

De acordo com o administrador do aeroporto, Sebastião Falcão, as equipes precursoras buscaram informações sobre as condições da pista e infra-estrutura aeroportuária da cidade.

"No período do festival, entre 25 de junho e 1° de julho, há pousos e decolagens de aeronaves e dez e dez minutos. É um movimento só visto em grandes aeroportos. E o controle de segurança vai ficar mais rigoroso com a visita dos presidentes", destacou o administrador. O plano de emergência do sistema de aviação para ser executado no Festival Folclórico de Parintins está em elaboração para ser enviado ao Departamento de Aviação Civil (DAC) e ao Sétimo Serviço Regional de Aviação Civil (Serac), órgãos vinculados à Aeronáutica, que se instalarão na cidade na primeira semana de junho. A administração não informou o número de vôos e de passageiros que utilizaram os serviços aéreos regionais e charter no ano passado. A pista do aeroporto é de 1.800 metros e recebe procedimentos de vôos noturnos, inclusive aviões do tipo Boeing. "Tenho informações que a Rico vai operar com três aviões desse tipo", comentou Sebastião Falcão. Na cidade operam três agências áreas: Rico, Total Tavaj. No entanto, boa parte dos deslocamentos é realizada em aeronaves fretadas. Para a segurança do aeroporto serão destacados 50 homens do grupo de inteligência da PM, que estarão à paisana com a finalidade de identificar ocorrências de tráfico de drogas, seqüestros relâmpagos e outros delitos. "Esse grupo chegará mais cedo e vai atuar também na área portuária", afirmou o comandante da Polícia Militar, em Parintins capitão PM, Denildo Brilhante. Nas manifestações de rua, em que os turistas se lançam na dança do boi, os policiais estarão instalados em plataformas para maior visibilidade do público. Um efetivo de 800 homens vai patrulhar a cidade.

Embarcações

Aproximadamente 800 barcos ancoram na Ilha de Parintins na semana do festival. A estimativa para 2004 é que esse número aumente bastante devido ao acidente com o avião da Rico.

As agências de turismo registraram cancelamento de reservas por parte de clientes que optaram por comprar passagens de barco para assistir ao festival folclórico, segundo informou um agente de viagens.

Diante desse quadro, a Marinha vai redobrar a atenção no patrulhamento fluvial das embarcações que seguem rio abaixo, rumo à terra dos bumbás. A orientação é manter uma fiscalização intensiva.