05/06/2004, Eduardo Gomes
Pelo quarto ano consecutico, o Departamento Cultural da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso abre a Cabana do Boi Oca do Cacique Zeca Xibelão, para mostrar mais uma parte da história do boi azul e branco do bairro do Palmares. Sob a direção da professora e pesquisadora do folclore dos bumbá parintinenses, Maria Nascimento Andrade, ou melhor Odinéia Andrade, decide mostrar para geração mais nova ou fazer os mais velhos reviverem os festivais já um pouco distantes no passado, quando os bumbás não viviam a glamourarização dos dias de hoje.
A inauguração da Cabana do Boi foi nesta sexta-feira. Sem a presença da diretoria - o presidente César Oliveira viajou à Manaus para tratar de questões finaceiras do bumbá -, a Cabana foi aberta com uma pequena performance dos shows oferecidos aos turistas estrangeiros que visitam a cidade.
O levantador de toadas Robson Júnior e Júnio Paulaim se dividiram na função de mestres de cerimônia, para uma platéia formada por sócios, muitos das velhas gerações.
Além da exposição contando um pouco da história do bumbá do bairro de Palmares, a Cabana do Boi promove homenagens a personagens que contribuíram de alguma forma com o folclore parintinense.
Neste ano serão reverenciados os marujeiros ( mais velhos em atividade), os toureiros, os amos do boi, porta-estandartes, porta-bandeiras que defenderam as cores do boi no passado. O encerramento será no dia 24 de junho quando será realizado o "Encontro do Cantadores do Boi" reunindo o radialista Franco Costa (atualmente radicado em Maués), Wilson Sanches, Raimundo Azevedo o "Rei", Daniel Avelino e geração mais nova, Arlindo Júnior, Renato Freitas e Robson Júnior.