Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Obras da Praça das águas entra em fase de conclusão

05/06/2004, Eduardo Gomes

A 24 dias do Festival Folclórico de Parintins, falta concluir 30% das obras da Praça das Águas ao lado do Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes (Bumbódromo). Em um ritmo frenético de 17 horas de trabalho, 360 operários mão-de-obra local distribuídos em três turnos corre contra o tempo e o principal obstáculo, o fator climático para a conclusão da obra. Ela marca o início da ampliação do bumbódromo, a ser realizado no próximo ano. É a primeira grande obra de visibilidade do governo Eduardo Braga no município, a 368 km de Manaus, região do baixo Amazonas.

A área que obrigou o governo do Estado através da Prefeitura Municipal a desapropriar vário imóveis tem 54.000 m² de área construída. Segundo o engenheiro da Construpar, empresa responsável pela obra a Praça das águas, Roosevelt Andrade, 57, a empresa avançou em 50% o cronograma das obras.

A Praça conta com estacionamento para 320 carros e 30 ônibus de turismo, área de concentração destinadas aos bumbás Caprichoso e Garantido, 16 lanchonetes (oito do lado do Garantido e outras oito do lado do Caprichoso), jardinagem e dois banheiros públicos. "O que tinhamos de fazer está além da previsão", afirma o engenheiro.

Os proprietários da empresa, Joilton Azedo e Carmona Filho, destacaram a maior dificuldade para a realização das obras, o período chuvoso em primeiro lugar e as condições do terre alagadiço.

A obra segundo Joilto Azedo dará mais conforto aos visitantes e também aos bumbás já que cada um terá área para suas alegorias, desafogando em parte o entorno do bumbódromo.

Uso múltiplo

A obra, assinala Carmona Filho, não ficará apenas restrita ao período do Festival Folclórico. Ela será utilizada como área esportiva anexa ao ginásio Elias Assayag, para a prática de esportes. "O piso vai receber um revestimento para servir aos jogos estudantis", afirma. As duas áreas destinadas para a concentração de carros alegóricos serão usadas para os esportes de salão.

A construção da Praça das Águas englobou também a reforma do Ginásio Elias Simão Assayag, que recebe a primeira grande reforma."Nós reforçamos a estrutura metálica, mudamos toda a cobertura, reformamos o piso, os vestiários, bem como toda estrutura elétrica e hidráulica", afirma Joilton Azedo.

Ele garante que no próximo dia 26 a obra será entregue ao governo do Estado.