Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Pela harmonia e preservação ambiental

06/06/2004, Yussef Abrahim

Aderindo às comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, a noite de ensaios dos bumbás Caprichoso e garantido, anteontem, destacou a necessidade da preservação e da utilização racional nas relações do homem com a natureza. A "Noite do meio ambiente", contou com a presença de varias autoridades relacionadas ao setor do estado do Amazonas.

Dentro dessa temática ambiental lembrada durante toda a noite os bumbás consolidam o envolvimento causas ecológicas além da arena. "Ano passado os bois alertaram a população sobre o problema do tráfico de animais silvestres, este ano, a preocupação é prevenir contra a poluição dos rios ", explica a assessora de imprensa do movimento marujada, Marilza Mascarenhas.

A iniciativa tenta suprir a falta de de uma campanha eficaz para conscientizar os passageiros que  vão ao Festival de barco. "Temos que cuidar das nossas riquezas, os rio são patrimônios que merecem zelo", anunciou o apresentador do Garantido, Rivaldo Pereira, explicando a campanha para o público.

A noite começou vermelha com os levantadores Tony Medeiros e Carlinhos do boi. O destaque foi mas uma vez o repertório de Tony Medeiros que, que cheio de toadas de 1996 e 97, revive uma época em que quase todo o público conseguia dançar as coreografias, momento também vivido na toada "Ërerê" de Carlinhos do boi.

Arlindo Jr. foi a atração seguinte do Caprichoso, o show que deveria ter a maioria das toadas com temática ecológica, acabou repetindo a tendência de ensaio das toadas de 2004 que agrada ao público. A noite encerrou com Davi Assayag pelo Garantido, também contou com shows de Raiff Mattos e Prince do boi pelo lado azul.

Comemoração em camarote

Em camarote cedido pela kaiser para uma confraternização pelas atividades da Semana do Meio Ambiente, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Virgílio Viana, afirmou que não podia haver evento mas apropriado para o encontro que reuniu representantes da SDS e entidades relacionadas."Muito antes de alguém falar em desenvolvimento sustentável no Amazonas, o folclore de Parintins sempre fez apologia à defesa da natureza".

O secretário observa, que as toadas dos bumbás, assim como a arte em geral, são os meios mas eficientes do que discursos pronunciamentos para a população. "O povo tem que estar envolvido nas questões ambientais, temos muitos indicadores favoráveis nesse ano e meio de governo mas o desafio é mil vezes maior. O meio ambiente é uma causa para toda a sociedade e uma conquista para gerações".