Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Garantido aposta em danças tribais

07/06/2004, Eduardo Gomes

Um corpo de dança e de teatro com 560 figurantes. Esta é a estratégia em montagem pelo Boi Bumbá Garantido nas apresentações dos dias 28, 29 e 30, quando pretende conquistar o título de 2004 frente ao boi rival, Caprichoso.

Sob a direção do coordenador cênico Francisco Cardoso, 42, diretor e produtor de teatro de Manaus, o Garantido pretende através das tribos imprimir coreografias novas atraindo não somente a atenção dos jurados, bem como o público que vai estar presente no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o bumbódromo de Parintins.

Desde abril, centenas de jovens vem se entregando a tarefa de aprender a executar as coreografias criadas para este ano. Segundo Chico Cardoso, as coreografias deste ano terão como características a geometria. "Vamos ter momentos diferentes através de células em uma mesma coreografia para depois fazermos a celebração e congraçamento", afirma.

Até alguns anos as tribos tinham um desempenho menor em termos coreográficos, servindo apenas de pano de fundo nas apresentações dos bumbás. Nos últimos anos, os coreógrafos mudaram o conceito. As tribos através de suas danças acabam interagindo  com os diversos momentos do boi na arena. "Agora servem de suporte a toda evolução do Boi", diz Chico Cardoso.

Também houve mudanças nas concepções das danças. Para este ano a coordenação cênica deixa de lado dança ritualista para incorporar o dia a dia das etnias a serem retratadas na arena. "A dança indígena é monocórdica. Não tem uma evolução espetacular. O espetáculo não pode ser linear", observa o coordenador.

Fonte

Para chegar às coreografias na arena, o grupo liderado por Cardoso, formado por quatro coreográfos, quatro assistentes, dois diretores e dois assistentes, conta com apoio de João Melo, funcionário da Funai e também compositor do Boi Garantido.

Ele oferece subsídios como vídeos, fotografias e textos de pesquisadores da cultura indígena sobre as danças ritualísticas e o cotidiano das tribos a serem representadas na arena. Ele próprio afirma já ter ido pesquisar na "fonte" ao visitar as tribos do Xingu, região central do País.

De posse das informações os responsáveis pela coordenação cênica elaboram as coreografias a serem adotadas, procurando ajustar a concepção com a evolução programada na arena.

Para este ano o Garantido pretende levar para a arena tribos coreografadas cada uma com 60 integrantes, 40 figurantes na apresentação de figuras típicas, 120 para celebração folclórica, 60 para o ritual, 60 para lendas amazônicas, 220 para o momento do tribão e 40 para vaqueirada.