07/06/2004, Eduardo Gomes
Em um jogo tumultuado encerrado aos 25 minutos do 2º tempo, o Conselho Tribal do Boi Bumbá Caprichoso, venceu o Tribal do Garantido por 2 a 1. O jogo foi realizado no estádio municipal Tupy Catanhede na tarde de sábado e prevaleceu a rivalidade. Insatisfeito com o juiz da partida, João Batista Góes, dirigentes, torcedores e integrantes do Garantido invadiram o campo, obrigando o juiz a encerrar o jogo por falta de segurança. Houve empurra-empurra, discussão entre jogadores e torcedores dos bumbás.
No primeiro jogo, a Batucada do Garantido venceu a Marujada de Guerra por 3 x 0. Foi o primeiro confronto no futebol dos dois itens dos bumbás de Parintins, também cercados por algumas polêmicas, onde cada lado acusou o adversário de utilizar jogadores que não pertencem às suas respectivas batucadas.
No jogo principal a rivalidade mais presente na arena do Bumbódromo nos dias 28, 29 e 30 de junho quando os bumbás se enfrentam na arena, tomou conta não somente no gramado, mas nas arquibancadas tomada por torcedores azuis e vermelhos.
O Garantido abriu o placar com um gol de Paulo (7) num chute pela meia direita. O Goleiro do Caprichoso, Macoi "aceitou" a bola.
Aos 14 minutos ainda do primeiro tempo, Mário em chute também também pela meia direita empatou a partida na falha do goleiro Augusto, por sinal irmão de Macoi.
Com maior volume de jogo, o Caprichoso novamente através de Mário virou o placar em outro gol com a ajuda do goleiro.
O clima "quente" do jogo pode ser retratado nas expulsões de Juraci (Caprichoso) e Thiago do Garantido.
Nos primeiros minutos dom segundo tempo, Ito Teixeira do Caprichoso fez o terceiro gol, de cabeça, anulado pelo juiz alegando falta.
Aos 20 minutos do segundo tempo, o jogador Rudela do Garantido cometeu uma falta violenta em Bucudão. Foi expulso. Os dirigentes do Garantido exigiram a expulsão do jogador do Caprichoso por haver revidado. Foi o estopim da confusão. Telo Pinto do Conselho de Arte do Garantido retirou o time de campo iniciando a partir daí uma confusão generalizada em campo. O juiz e os auxiliares saíram no melhor estilo, escoltado por policiais militares. Como 70% do jogo já havia sido realizado, a vitória ficou com o Caprichoso, agora igualando no número de vitórias.
Antes do jogo ser iniciado, Telo Pinto exigiu a retirada de campo de um jogador do Caprichoso alegando que o mesmo não trabalhava em tribos. Era ajudante de alegorias.