07/06/2004, Eduardo Gomes
O policial miltar Alciberto Martins Pontes, 37, afirma ter saudades do período em que desempenhou a função de toureiro no Boi Bumbá Caprichoso. Ele foi o último a desempenhar a função em 1990, quando a diretoria decidiu excluir o item do bumbá alegando procurar manter no boi apenas elementos mais próximos da cultura da região. "Acabou por não fazer parte da nossa cultura. A tourada é espanhola. Por isso que esse item acabou e por isso tenho muita saudade", afirma Alciberto.
Dos sete ex-toureiros do Caprichoso, Alciberto compareceu vestido a caráter, com trajes de toureiro, a capa e bandarilha, fazendo por alguns momentos uma rápida apresentaçãona sede social do boi azul e branco.
Até 1962 os bois de Parintins não utilizavam o elemento toureiro em suas brincadeiras. Foi o boi rival, Garantido que incluiu a personagem e sete anos depois, em 1969, ser adotada pelo Caprichoso. No Caprichoso foi desempenhado por quatro mulheres, embora o papel seja predominantemente masculino.
Alciberto não brincou somente de toureiro no boi. Após a extinção do item, ele brincou durante cinco anos como tuxaua luxo. Ele relembra que aos toureiros era exigido um "malabarismo" no enfrentamento com o boi na arena. "Me recordo até hoje da última tourada que fiz, quando eu pulei por cima do boi no bumbódromo em que eu fiz uma das exibições mais loucas da minha vida", conta Alciberto.
Nos 14 anos da apresentação da tourada nas apresentações do Caprichoso, desempenharam a função Adilson Ribeiro dos Santos, Ailson Ribeiro dos Santos, Armanda Oliveira Teixeira, Arnoldo Gomes da Silva, Bruna Ribeiro Nascimento, Carmona Gonçalves de Oliveira Filho, Cláudio Nilson Cid Ferreira, Dalva Atrudes Nascimento Andrade, Davi Conceição Vieira, Douglas Batista de Oliveira, Edmar Andrade de Souza, Edwal Viana Rebello, Flávio Nogueira Assis, Gleiber Cid Ferreira, Helder Maciel, Hércules Barbosa da Silva, Jean Baranda Rossi, João Afonso Souza da Silva, José Aldenor dos Santos Castro, José Alves do Nascimento Júnior, José Carlos Pereira da Cruz, José Humberto Miranda Ferreira Júnior, Josinaldo Lopes Nascimento, Mario Vicente Nascimento Andrade, Marlos João Nascimento Andrade, Nestor Elpídio Lopes da Silva, Ricardo Melo Viana, Rodrigo Gadelha de Oliveira, Vera Nilce Cid Ferreira, Wallace Guerreira Barbosa e Evaldo Souza.