Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Marujeiros mais antigos e toureiros lembrados em homenagem na Oca

07/06/2004, Eduardo Gomes

A noite de sábado foi uma breve volta ao passado. A primeira da série de homenagens preparadas pelo Departamento Cultural, reuniu na sede social do Boi Bumbá Caprichoso, os mais velhos integrantes da Marujada de Guerra e sete dos 38 integrantes do boi que encarnaram o personagem do toureiro. O personagem do toureiro foi introduzido nos bumbás de Parintins em há 42 anos pelo bumbá rival Garantido e incorporado pelo Caprichoso há 35 anos. A figura do toureiro foi extinta em 1990 pelos dirigentes dos dois bumbás, época em que eles deram ênfase a tribalização dos bumbás.

A homenagem faz parte da programação do Departamento Cultural, dirigido pela professora e pesquisadora do folclore parintinense, Odinéia Andrade. Ela tem se preocupado em resgatar a memória do Boi Bumbá Caprichoso, promovendo homenagens a pessoas que defenderam itens no passado. "A alegria se estampa no rosto de cada um por saber que seu trabalho está sendo reconhecido", afirmou Odinéia ao abrir o segundo dia de funcionamento da Cabana. Dos 38 toureiros, estiveram presentes Alciberto Martins Pontes, 37 - único vestido a caráter, Eferson José Marinho Beltrão, o "Careca", Jatemar Pinheiro da Cruz, Wallace Guerreiro Barbosa e Adilson Ribeiro dos Santos, "Dissica".

A ausência da maioria da diretoria do boi azul e branco, não empanou os momentos de descontração entre os "toureiros", lembrando cada um a sua passagem na defesa do item nas disputas nos Festivais passados.

Eferson Marinho, o "Careca" e Jatemar Barbosa, hoje sócio do boi contrário (Garantido), agradeceram a lembrança proporcionada pela Cabana do Boi. "A Cabana é um projeto bonito, é um projeto maravilhoso e ainda sonho toda vez que abre a Cabana, vendo a torcida do Caprichoso contemplar a sua história, podendo relembrar um pouco de tudo aquilo que o Caprichoso foi, é e será para toda nação azul e branca", afirmou o vereador e presidente da Câmara Municipal de Parintins e um dos patronos da cabana Henrique Medeiros.

Na homenagem aos marujeiros, Nilo Medonça Gama, 66, foi identificado como o mais velho. Ele participa da Marujada de Guerra há 51 anos. Todos os homenageados, têm acima de 20 anos de participação na Marujada de Guerra.