10/06/2004, Equipe Parintins.com
Andreas Valentin defendeu no final de abril, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro, sua dissertação de mestrado 'Contrários: a celebração da rivalidade nos Bois-bumbás de Parintins'. Coroando com a nota máxima (dez em todos os quesitos) sua trajetória de pesquisas e documentação sobre Parintins, Andreas produziu um trabalho de 340 páginas cujo objetivo principal é mostrar que, ao transformar um possível conflito numa celebração criativa, a rivalidade entre os Bois de Parintins é edificante e construtiva.
A obra é dividida em três partes: na primeira é apresentado o universo amazônico, sua história, geografia e a cultura cabocla; na segunda parte, Parintins e os Bois são revelados; na última, a rivalidade é dissecada e detalhada. 400 fotografias do acervo de mais de 20.000 imagens que Andreas produziu ao longo de oito anos complementam as informações textuais, obtidas a partir de uma extensa pesquisa e entrevistas realizadas em Parintins, Manaus e no Rio de Janeiro.
'A pesquisa de mestrado foi a maneira que encontrei de sistematizar e dar um 'estofo' teórico a toda essa informação que acumulei ao longo desses anos. Foi uma experiência maravilhosa e extremamente gratificante', nos relata Andreas do Rio de Janeiro. Ele pretende transformar a pesquisa em livro e está buscando patrocínio para esse projeto que já conta com um prefácio escrito pelo poeta Thiago de Mello.
Andreas, um apaixonado por Parintins, sua gente e o Festival, dedica seu trabalho 'à memória de parintinenses iluminados, Tonzinho Saunier e Raul Góes'.