13/06/2004, Jornal A Crítica
O Governo do Amazonas, através da Agência Estadual de Turismo (Amazonastur), disponibilizará vários serviços essenciais à população de Parintins e aos visitantes do município durante a realização do 39º Festival Folclórico com o Serviço de Atendimento ao Turismo (SAT). Localizado no centro de Parintins, na rua Jonathas Pedrosa, nº 247-A, o SAT funcionará de 8h às 12h e de 13h às 18h.
O prédio do SAT conta com balcões de informações turísticas fornecidas por funcionários bilíngües da Amazonastur. Além de indicações dos atrativos turísticos da ilha, a equipe do órgão orientará os turistas sobre o serviço especial de hospedagem “Cama e Café”, que possui um cadastro de 30 famílias e que conta com o apoio do Governo do Estado e órgãos como Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Ministério do Turismo.
O projeto “Cama e Café” foi desenvolvido para a hospedam de turistas em casas de famílias de Parintins durante o período do Festival. Em geral, as casas têm três suítes que comportam cinco pessoas, que têm direito ao café da manhã, podendo até almoçar com os donos da casa. Dependendo da negociação entre turistas e moradores, os preços variam de R$ 800,00 a R$ 1.200,00 por um período de cinco dias.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, explicou que todas as famílias associadas participam de oficinas e workshops de qualificação, garantindo que os turistas sejam inseridos nas famílias, conhecendo o dia-a-dia do caboclo, numa perfeita interação social com os habitantes do município. Braga também disse que as casas que integram o sistema têm placas afixadas nas entradas dos imóveis e que as suítes são classificadas como “Simples” e “Turístico”, de acordo com as normas de classificação da Embratur e do Ministério do Turismo.
A chefe do Departamento de Eventos da Amazonastur, Denise Lima, explicou que o prédio do SAT também oferecerá serviços de urgência e de segurança através de estandes da Polícia Civil, do Procon e da Telemar, que estarão a postos para qualquer solicitação. “Caso o turista perca o documento, ele poderá contar com o serviço da Polícia Civil”, destacou.
O prédio do SAT contará também com estantes dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. “Os membros das duas agremiações folclóricas farão a distribuição de revistas, folhetos e informarão aos turistas os detalhes da festa, explicando como se dá a apresentação dos bois na arena, etc”, contou Lima.