Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Regras do festival 2004 ainda estão indefinidas

13/06/2004, Jornal A Crítica

As diretorias de Garantido e Caprichoso não se entenderam na primeira reunião para discutir o regulamento do 39 festival Folclórico de Parintins, sábado à noite. Os diretores do Garantido queriam logo no primeiro encontro definir as regras da disputa, mas os representantes do boi azul sugeriram discutir com profundidade o tema numa reunião marcada no próximo sábado. "Esse primeiro encontro é praxe. Apenas apresentamos os nomes dos representantes do bois para formarmos uma comissão", justificou o diretor de Estratégia do Caprichoso, Fernando Silva.

Conforme ele, a diretoria do bumbá vai para apresentar três nomes que vão compor a comissão. "Esperamos quo Garantido faça a mesma coisa, apresente por escrito o nome os  de  seus representantes que vão debater o novo regulamento. Aí voltamos a discutir o assunto harmoniosamente no sábado ", disse o diretor. "Estamos prontos para discutir o regulamento e queremos que esse impasse termine. Não podemos ficar protelando um assunto tão importante para a festa. Trouxemos representantes de Manaus e de fato o assunto não foi debatido. O Caprichoso não quer discutir as regras ", criticou o diretor Administrativo do Garantido,Telo Pinto.

Novamente o assunto é empurrado para a semana que antecede a festa Folclórica, A reunião realizada na sala de imprensa do Centro Cultural Amazonino Mendes, o "Bumbódromo", teve poucos minutos de conversa, o bastante para acirrar os ânimos dos dirigentes dos bois. Faltando 15 dias para o embate, garantido e Caprichoso também não definiram a ordem de apresentação nas noites de 28, 29, 30. Na reunião do próximo sábado eles vão ainda indicar os nomes que re-presentarão as Associações Folclóricas na Comissão Julgadora do festival. O tempo de apresentação é outro tema que vai ser discutido. A proposta, pelo menos aceita nos bastidores pelos grupos, é de que cada boi tenha três horas para evoluir no Bumbódromo. De acordo com a regra do espetáculo, os jurados escolhidos não poderão ser dos Estados da Região Norte.

Todos estes temas devem estar esgotados, conforme a tradição, até 24 horas antes do início da disputa entre os bumbás, no dia 28. O prazo é considerado suficiente para que os possíveis julgadores sejam localizados, convidados e sejam levados até Parintins.