17/06/2004, Jornal A Crítica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a presença no 39º Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 28, 29 e 30. A informação foi confirmada pela assessoria do Governador Eduardo Braga, que esteve ontem em Brasília para tratar com o presidente sobre os rumos das eleições municipais em Manaus.
Segundo o governador Lula vai cumprir uma ampla agenda de compromissos importantes em Nova York, Estados Unidos, no mesmo período que em que acontece o festival folclórico parintinense. Lula era aguardado no evento com outros chefes de Estado para assistir a segunda noite da disputa dos bois Caprichoso e Garantido.
O presidente estará ausente mas garantiu, de acordo com o governador, a liberação de recursos da ordem de R$ 30 milhões para a construção de do novo Bumbódromo, prevista para o começo do mês de julho. Logo após o festival, Luiz Inácio Lula da Silva receberá em Brasília os presidentes dos bois, José Walmir de Lima, do Garantido, e César Oliveira, do Caprichoso, além do governador Eduardo Braga, para a homologação final dos investimentos que serão geridos pelo Governo Federal.
A assessoria do Governo já havia agendado para a próxima segunda-feira, em Manaus, uma reunião entre Braga e os dirigentes dos grupos folclóricos. Os presidentes dos bumbás, por intermédio dos assessores, disseram que vão aguardar a vinda do presidente Lula numa outra oportunidade. “Quem sabe não será na inauguração do novo Bumbódromo, em 2004”, arriscaram.
A possível viagem do chefe da Nação à terra do boi-bumbá já havia mobilizado todo um aparato para garantir a segurança do presidente e de sua comitiva. Com Lula viriam, além de ministros, mais seis chefes de estados de países vizinhos com suas respectivas comitivas.
As Forças Armadas, a Polícia Federal e as Polícias Militares e Civil tinham definido um esquema específico para receber a comitiva presidencial. O comandante da PM, em Parintins, Denildo Brilhante, informou que não haverá alteração no planejamento montado para a festa dos bumbás.
CERCO
Em torno do Bumbódromo e nas principais ruas do Município serão mantidas operações de vigilância e policiamento durante 24 horas. Os agentes da Polícia Civil também atuarão em um posto especial, no prédio do centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), localizada no Centro da cidade, oferecendo serviço de urgência e de segurança através de estandes da Polícia Civil. A equipe destacada para o município receberá o suporte de dois motoristas.