Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Regulamento da festa ainda não está definido

25/06/2004, Jornal A Crítica

A um dia do início do Festival Folclórico de Parintins o conjunto de regras que regulamenta o evento ainda não está definido, e somente hoje, às 9h, os representantes legais de Garantido e Caprichoso prometem se reunir para decidir o que vai valer na arena este ano. O impasse está no tempo de apresentação dos boi, que deverá deixar de ser duas horas e poderá ser acrescido  de mais meia hora de espetáculo.

O Garantido queria três horas e o Caprichoso duas. Esta semana, durante duas reuniões realizadas em Manaus, chegaram a um consenso  de duas horas e meia. Mas o bumbá vermelho propôs  que além desse tempo, fosse validado dez minutos de tolerância para entrar e sair do Bumbódromo. O Caprichoso não concordou, disse que não arreda o pé e o festival ainda está sem regulamento.

O encontro entre os bumbás só vai acontecer devido a interferência do secretário estadual de Cultura, Robério Braga, que vem acompanhando as negociações sobre o regulamento à distância. Antes que ele anunciasse a reunião, nenhum dos presidentes dos bois havia se manifestado nesse sentido. Tanto José Walmir Lima, do Garantico, quanto César Oliveira, do Caprichoso, diziam estar esperando a manifestação um do outro. Nós precisamos decidir isso e eu acredito que os bois irão definir essse regulamento o mais rápido possível porque eles sabem que têm responsabilidade com o festival, avisou Braga.

A única certeza até o momento é que ao menos três pontos irão mudar no regulamento com relação a 2003: o tempo de apresentação dos bumbás e o sorteio para definir a ordem de entrada no Bumbódromo. Os sorteios para decidir a ordem  de exibições será feita a cada dia, horas antes dos espetáculos. No que diz respeito a procedência dos jurados já se sabe que há um consenso entre Garantido e Caprichoso no sentido de não convidar especialistas para o júri que venham de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e dos Estados do Nordeste.

O único risco é que a demora na definição das regras faz o relógio correr ainda mais rápido contra os bois. Sem o regulamento eles tem, a partir de hoje pouco mais de 24 horas para escolher, convidar e trazer os integrantes da Comissão Julgadora. E como isso ocorre num fim de semana as dificuldades para manter  contato e conseguir passagens para os futuros jurados ficará mais complicado. E a preocupação parte dos própios dirigentes dos bois que alegam ser difícil organizar a vinda dos jurados num espaço de tempo tão curto.

Prontos
Apesar disso, tanto Garantido quanto Caprichoso afirmam estar prontos para entrar no Bumbódromo. O Garantido se preparou para o festival, mas não vai ceder às vontades do Caprichoso, avisa José Walmir. Do outro lado, César Oliveira diz o mesmo: O Caprichoso está todo preparado para se apresentar, mas já cedeu demais aos pedidos do Garantido e não arreda mais o pé. Ambos reclamam da falta de compromisso um do outro e acabam repetindo uma cena que já é quase corriqueira no Festival Folclórico de Parintins: as pendengas entre os bumbás fora da arena.

No ano passado, mesmo tendo sido relizado um seminário para discutir o regulamento, as regras foram mudados no dia 27. O Caprichoso não aceitara jurados vindos de determinados Estados e o Garantido cedeu.