25/06/2004, Jornal A Crítica
O Garantido aposta praticamente no mesmo time de itens individuais para conquistar o 39º Festival Folclórico de Parintins (município a 325 quilômetros de Manaus). A única mudança prevista é a substituição da Rainha do Folclore, Polly Anna Azevedo, que se apresenta apenas na noite do dia 28, por Patrícia de Góes, vencedora de um concurso de item substituto.
De acordo com o integrante da Comissão de Artes do Garantido, Chico Cardoso, a substituição de Polly já era discutida desde o festival do ano passado, mas não havia uma substituta a altura da rainha, que defende o item há seis anos, dos quais ganhou em cinco oportunidades. Ela é tão importante para nós que vai integrar o grupo de coreógrafos do boi, revela Cardoso. Além da novata já integram esse grupo Marcos Boi, Pedro Evangelista e Ricardo Pegueite.
Enquanto Polly se prepara para a última noite de brilho na arena de Bumbódromo, onde conquistou fãs com sua beleza, simpatia e garra. Patrícia vem recebendo treinamento intensivo para bailar diante dos jurados, conquistar a galera e ainda se relaciona com a imprensa. Ela está bem. Quanto a Polly Anna sua apresentação na primeira noite é uma forma de homenagem pelas cinco vezes que ganhou defendendo o item, diz Cardoso.
Protesto
A substituição, contudo, não foi pacífica e provocou muitos protestos de artistas, sócios do boi e fãs de Polly Anna. Um grupo chegou a organizar um abaixo-assinado e enviou para a direção do boi reclamando que substituição havia sido política, pois Patrícia de Góes é filha de um dos diretores do bumbá, Adrianílson de Góes. Outro grupo, agindo na surdina, distribui cartas anônimas detonando a nova Rainha do Folclore. O certo é que as pressões até o momento não surtiram efeito e a estréia de Patrícia está confirmada para o dia 29.
No site juripari.com.br, o colunista Aderaldo Reis registrou a insatifasção da turma da Polly Anna. A eleição foi contestada e a coisa piorou quando anunciada que a atual rainha do folclore vai se apresentar somente no dia 28. Tem torcedor que está vermelho, mas de raiva da atual diretoria, escreve Reis.
Os itens individuais
Enquanto a briga por Polly e Patrícia rola solta nos bastidores e duas prosseguem participando dos ensaios e dividindo irmanamente arena da Cidade Garantido, os demais itens individuais seguem a rotina de ensaios e preparação para as três noites.
Sem nunca ter perdido uma disputa, André Nascimento vai defender o item Pajé pelo sexto ano. Criador da coreografia que está no centro da Celebração Folclórica e do Ritual Baramacu, ele revela que intensificou a preparação física e se afastou do amigo Waldir Santana, o Pajé do boi contrário.
David Assayag é, talvez, o mais famoso artista do Garantido, onde defende o item Levantador de Toadas desde 1995. A voz poderosa, afinação e a empatia com a galera vermelha e branca é um dos trunfos do cantor, padrinho musical do levantador contrário, Robson Júnior.
O apresentador Israel Paulain, há três anos defendendo o item, tem uma das missões mais difíceis dentro do Garantido. Ele é o substituto do empresário Paulinho Faria, até hoje uma lenda viva dentro do boi fundado por Lindolfo Monteverde. Amigo de Paulinho, que o treinou desde que tinha 15 anos, Paulaim, filho de um importante compositor do Caprichoso, Carlos Paulaim (autor de Ninguém gosta mais desse boi do que eu, lembram?), encara a missão de forma tranqüila e diz que substituir Paulinho, por 26 anos o apresentador oficial do Garantido, é uma honra e uma grande responsabilidade.
Do time que vai se apresentar na noite de estréia do festival, a mais nova integrante é Lilian Linhares, 17, que defende o item Cunhã-Poranga há dois anos .Ela substituiu Alessandra Brasileira, aquela cuja beleza da bundinha encantou o ex-presidente Fernado Henrique e o ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza numa foto que rodou o Brasil.
Antes de ser Cunhã-Poranga, Lilian defendia o item Porta Estandarte, hoje na mãos de Tatiane Barros. Com garra, uma beleza amazônica de tirar o fôlego e muito amor pelo Garantido. Tati venceu este item nas duas vezes em que o defendeu. Carregar a bandeira, o pavilhão do boi é muito emocionante e exige muita garra da gente, diz Tati.
O cantor e compositor Tony Medeiros defenderá o item Amo do Boi, seu pela primeira vez em 1998, quando se tornou o terceiro puxador de versos do Garantido. Antes dele apenas o fundador Lindolfo Monteverde e o filho dele, João Batista.
A Sinhazinha da Fazenda Vanessa Gonçalves defenderá o item pela quarta vez. Foram duas vitórias e um empate, registrado no ano passado. Ela substituiu Albia Neves, até hoje considerada uma das mais importantes da história do Garantido. Vanessa conta que dançar ao lado do boi Garantido traz uma emoção sem igual, pois ela está ali ao lado do objeto de adoração de toda a galera. Não tem explicação para o que eu sinto,diz.
O mais importante item do boi é defendido por uma pessoa que poucos conhecem, mas sem o qual a festa não existiria. Trata-se do tripa, o homem que faz o boi evoluir na arena. Titular desse item a oito anos, Denildo Piçanã tem cinco vitórias, dois empates e uma derrota, registrada no ano passado.
Responsável pela evolução do boi de pano, Piçanã ganhou visibilidade nos últimos anos porque logo após dançar diante dos jurados o boi é retirado e ele se apresenta de cara limpa. Devo tudo ao boi, já conheci países, outros Estados. Se não fosse o boi eu não teria ido sequer a Manaus, fala.