04/07/2004, Jornal A Crítica
Quinze mil pessoas, segundo estimativas do Movimento Amigos do Garantido, participaram, em Manaus, no último sábado da comemoração pela conquista do 39° Festival Folclórico de Parintins. O evento aconteceu no Centro de Convenções, o Sambódromo. A festa foi marcada pelo clima de alegria e muita provocação ao boi bumbá Caprichoso.
Os artistas Israel Paulain, Tony Medeiros e David Assayag comandaram a brincadeira até o amanhecer de domingo. Israel fez um show com a batucada, lembrando momentos marcantes das três noites de disputa; Tony cantou toadas do passado, fez a galera brincar descontraída e agitou a torcida com versos de desafios; David, o último a se apresentar, também fez um show com toadas antigas, mas concentrou suas provocações ao apresentador do boi contrário, Arlindo Júnior, chamando-o de lambão, chorão e apelador.
O Garantido também levou para a festa a vaqueirada, o pajé, André Nascimento, o boi e o troféu de campeão 2004. A carioca Maria Augusta Rodrigues, que faz comentários para a TV Globo, no Carnaval do Rio, não resistiu ao ritmo, subiu ao palco e declarou ao público sua paixão pelo vermelho e branco. O garantido, a batucada, o festival e vocês são apaixonantes, disse Maria Augusta, que já foi carnavalesca da Escola de Samba Beija-Flor. A paixão que ela sentiu é mesma que dá energia para a contabilista Cleide Oliveira, 47. Cleide foi a Parintins para torcer pelo seu boi e ainda encontrou entusiasmo para não perder a última apresentação do Garantido na temporada 2004.
A alegria, no entanto, não escondeu o desconforto dos dirigentes do bumbá com o episódio da primeira noite de disputa dos bumbás sobre a escolha dos jurados, que atrasou em dua s hora o início da festival. O presidente da agremiação Garantido, José Walmir de Lima, disse que os bois precisam reparar o equívoco. É um problema que não é bom para ninguém. Todos perdem: quem organiza, quem brinca e quem patrocina. Não podemos deixar que a paixão supere a razão, disse José Walmir.
O diretor da arena do bumbá, Telo Pinto, membro da Comissão de Arte do boi, disse que o episódio deve servir de referência para que as agremiações folclóricas reflitam sobre o assunto. O problema é que ninguém quer perder. Temos que acabar com isso, comentou. Para o presidente, a solução está na criação de mecanismos facilitem a escolha dos jurados, com antecedência, que ele acredita ser possível.
O boi bumbá Garantido também vai realizar festa de campeão na cidade de Parintins. O evento acontece no próximo sábado, na Cidade Garantido, no bairro de São José. A informação foi dada pelo presidente do boi, José Walmir de Lim. Será uma festa tão bonita como esta, assegurou. A festa, de acordo com ele, começa a ser organizada nesta segunda-feira. David Assayag., Israel Paulain e Tony Medeiros, as grandes estrelas do boi, vão estar presentes. O Garantido este ano investiu mais de R$ 3 milhões para conquistar o título de campeão do festival.