Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintinenses reverenciam Nossa Senhora do Carmo

06/07/2004, Jornal A Crítica

PARINTINS, AM - Mais de 12 mil pessoas participaram ontem do círio nas ruas de Parintins em homenagem de louvor à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Diferentemente dos últimos três anos, a imagem da virgem não foi levada para Manaus, onde eram realizadas as celebrações litúrgicas com a colônia de famìlias parintinenses radicada na capital.

A imagem da santa seguiu para o interior do município, cumprido uma peregrinação por 18 comunidade rurais. Um andor cercado de guirlandas de flores saiu no início da noite da igreija de São José Operário, situada na zona Norte da cidade, proxima ao reduto do boi Garantido, seguindo de uma multidão de fiéis que entoava cânticos de louvor a santa. No encerramento da festa da padoeira, previsto para o dia 16 de julho, a procissão vai percorrer as ruas situadas no reduto do boi Caprichoso. O andor é confeccionado pelos artitas dos bumbás, que este ano confeccionaram uma réplica de um grande crucifixo que vai conduzir a santa. Filho eis aí a tua mãe, é o tema dos serviços religiosos, segundo o pároco da Catedral, padre Benedito Teixeira.

Após três meses da folia de boi, que culminou com o encerramento do Festival Foclórico no dia 30 de junho, os fiéis esquecem as atividades do profano e mergulham na rotina sagrada. Serão dez dias de novenas e de arraial no largo da Matriz. A festa em homenagem à padroeira, volta a movimentar a cidade cinco dias depois o alvoroço deixado pelos turistas do foclore.

No idos anos de dom Arcâgelo Cerqua, primeiro bispo de parintins, a festa da padoeira, atraia o maior número de visitantes superando o modesto festival de quadrilhas dos bois Garantido e Caprichoso, realizado na quadra da Catedral. Contudo, este misticismo nunca esteve ausente das festividades culturais. De uns tempos para cá, os artistas passaram a cultuar na saga da festa folclórica, os ritos sacros na figura da padroeira. Quem não lembra a toada Boi do Carmo, de autoria do cantor e compositor Chico da Silva e composições de tantos outros poetas que ficaram marcado como hino de louvor.

Imponente igrejas erguidas no século passado pelos missionários italianos retratam o sentimento de fé dos católicos locais.