Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbás estudam mudar data do festival folclórico

21/11/2004, Jonas Santos/A Crítica



A Prefeitura de Parintins, as diretorias dos Bumbás e o Governo do Estado estudam meios de alterar a data do Festival Folclórico do Município em 2005 para o último de semana de junho. O evento ocorre tradicionalmente nos dias 28, 29, 30 do mesmo mês.



A diretorias de Garantido e Caprichoso estavam unidas no argumento pela proposta de mudar os dias da disputa, no bumbódromo. O assunto foi o principal tema da reunião que aconteceu em Manaus e da qual participaram o Secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, o prefeito eleito de Parintins, Bi Garcia e os presidentes César Oliveira, do Caprichoso, e José Walmir de Lima, do Garantido.

O Município está perdendo economicamente. A realização do turismo passa por esse plano. Sem a mudança de data, o comércio nãofatura e a tendência de púlico é diminuir. Grandes eventos no País ocorrem no fim de semana porque a garantia do público está assegurada, afirmou Bi Garcia. De acordo com ele, a queda de 40% no número de turista nesse ano é motivo suficiente para se promover adaptações que impulsionem o folclore. Os organizadores chegaram a conclusão que se tornou inviável para os visitantes deixarem afazeres e negócios para assistir à saga dos bumbás no meio da semana. Este ano, o festival foi realizado de segunda-feira a quarta-feira.

Bi Garcia informou ainda que vai encaminhar um projeito de lei a Assembléia Legislativa do Estado Ale e ao Governador Eduardo Braga propondo que a segunda-feira, seja considerada feriado no Amazonas. O Festival não é de Parintins. É a festa que representa o Estado, pela sua importância cultural, política e econômica. Em qualquer lugar do Amazonas você vai encontrar um torcedor do Garantido ou do Caprichoso, argumentou. A corrente pela mudança recebe a adesão de patrocinadores da festa e da alta cúpula do Palácio. O Governador do Estado é favorável à idéia de fazer o reajustamento e temos de considerar essa necessidade, assinalou Robério Braga, confirmando uma nova reunião para dezembro, que deve ser organizada pela Prefeitura.

Além de mudar de data, o festival terá também que se organizar melhor, pois o público já demonstrou que não gosta das denúncias de corrupção, artimanha e confusões as últimas edições.