Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Toada em ritmo de axé abre carnaval baiano

14/01/2005, Gerson Severo Dantas



Letra de toada de boi-bumbá parintinense embaladas pela tradicional percussão baiana vão abrir, na voz de David Assayag, o circuito de Campo Grande do Carnaval de Salvador exatamente ao meio dia sexta-feira magra.

A parceria entre artista parintinenses e o bloco carnavalesco Apaches de Tororó foi viabilizada pelo projeto Conexão Tribal, do produtor baiano Cícero Antônio, 40 mas corre o risco de não decolar por falta de verbas. O projeto completo foi apresentado ao Ministério da Cultura, mas ainda não foi analisado e estamos precisando de patrocinadores para colocá-lo em funcionamento, pois essa é uma oportunidade única para divulgar nossa cultura, diz o compositor de toadas Helen Veras Filho.

Para colocar o boi bumbá em Salvador, Helen Veras conta que será necessário viabilizar a compra das passagens aérias para ele David Assayag, o coreografo Marcos Boi, o pajé do Garantido André Nascimento, uma das cunhã, provalmente Lilian Linhares, e um artista de alegoria para caracterizar o trio elétrico, além de Eduardo Figueira, do projeto Magia Amazônica que busca divulgar as obras dos artesãos amazonense. O Apaches do Tororó já garantiu uma ajuda de custo para todos nós, mas o resto nós temos que viabilizar por aqui, diz Eduardo Figueira.

Ontem, Cícero Antônio apresentou o clipe de toada Amazonas, Terra do Folclore, Fonte de Vida, do compositor do Caprichoso Ronaldo Barbosa, gravada pela banda Oráculo Tribal na voz da cantora Graça Onasilê, uma das titulares do IIê-Ayê, um dos blocos mais conhecidos e tradicionais da Bahia. A toada, que foi o tema do Caprichoso no festival de 2004, manteve a beleza poética, mas ganhou um ritmo mais acelerado e com característica de axé-music. Ela vai integrar o CD do grupo que faz toda a base do ritmo que o Apaches vai levar para o circuito de Campo Grande e que encerra na famosa praça Castro Alves, em frente ao teatro de mesmo nome e um dos marcos do carnaval baiano. As toadas então vão estar a mostra para todo o Brasil e o mundo, pois o nosso carnaval é transmitido para 100 países conta Cícero Antônio.