Festa com axé e boi no Carnailha
03/02/2005, Jonas Santos/A Crítica
O Samba no pé, no melhor estilo do carnaval carioca, e o ritmo de axé, da folia baiana, aliados à criatividade e ao bom humor do parintinese são sem dúvida alguma o tempero apimentado que embala a folia de momo do Carnailha, em Parintins. A Festa organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cultural e Turismo vai durar cinco dias. Vinte grupos participaram dos desfiles. Um público de 40 mil pessoas é aguardado a cada dia da quadra momesca, segundo estimativa do coordenador de Cultura do Município, Rui Brito. Alexadre Nina, 30, o Matosão, foi escolhido o Rei Momo pelo terceiro ano consecutivo, e Daniele Monteverde, 17, ficou com o título de Rainha.
Ontem à noite, no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o Bumbódromo, foi realizado o Feirão dos Tururis. O evento reúne um repertório de estilos musicais do momento, com destaque ainda para a toadade boi-bumbá e o samba-enredo dos blocos carnavalescos. A programação oficial começa hoje, com o Carnailha da Orla. Grupos de pagode e bandas nacionais e locais vão animar a folia às margens do rio Amazonas. Uma das atrações e a banda Bicho Solto da Bahia.
O desfiledos blocos acontecerá no domingo, dia 6 na Segunda e Terça-Feira Gorda. No primeiro dia da apresentação, dez grupos vão descer a avenida Paraíba, na praça dos Bois, que foi transformada na passarela do samba. No segundo dia, será a vez do Grupo de acesso, com quatro concorrentes, seis blocos ganham a classificação de Grupo Especial, descendo na terça.