18/03/2005, Jornal A Crítica
Os presidentes dos bumbás Caprichoso, César Oliveira, e Garantido, José Walmir de Lima, e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, se reuniram ontem na sede da Secretaria de Estado da Cultura SEC, com o secretário Robério Braga, para discutir o regulamento do Festival Folclórico de Parintins para este ano, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho.
Entre as principais mudanças, está o fato de que as duas associações folclóricas deixam de ser responsáveis pela realização do evento e ficam de fora da escolha dos jurados, que não virão de Estados da região Norte exceto Tocantins, como diz o regulamento.
No artigo 1º do regulamento deste ano, ficam responsáveis pela realização do festival o Governo do Estado e a prefeitura de Parintins. As associações folclóricas passam a ser participantes do evento e responsáveis pelo espetáculo na arena, mas se desobrigam da realização do festival em si.
Quanto à escolha dos jurados, os bumbás decidiram contratar uma empresa de auditoria independente, isenta e profissional para tratar do assunto.