19/03/2005, Ag/Nativa Comunicações
Surpresa no concurso que elegeu os itens femininos do Boi Caprichoso. A artesã de 21 anos, Isabel de Souza da Silva, foi eleita Cunhã-Poranga no concurso que reuniu doze parintinenses na disputa pelo título de mais bela índia guerreira do azul e branco. O item Porta-Estandarte será representado por Analu Prestes Vieira, 16, e a nova Rainha do Folclore é Karla Thainá de Souza Oliveira, 17.
As vencedoras (da esquerda para a direita):
Analu, porta-estandarte, Karla Thainá, rainha do folclore e Isabel, cunhã-poranga.
O concurso foi realizado na noite de sábado, no salão de convenções do Hotel Amazon River, num cenário ambientado com motivos amazônicos para receber as concorrentes. Na primeira etapa do concurso trinta e seis jurados escolheram seis finalistas entre doze concorrentes, sendo duas para cada item.
As doze candidatas
Na fase final, o Regulamento do concurso estabelecia que o julgador deveria votar em apenas uma candidata. Isabel de Souza conquistou três votos a mais que Maria Santos Azedo, outra forte candidata ao título de Cunhã-Poranga. Karla Thainá, outra que era cogitada para o item Cunhã-Poranga disputou com Tallyta Andressa Brasil o posto de Rainha do Folclore. No item Porta-Estandarte Analu Prestes Vieira venceu numa disputa acirrada Rayssa Cid que foi outra grande surpresa do concurso. A diretoria do Boi e o Conselho de Arte explicaram que não há candidatas derrotadas, as que ficaram em segundo lugar já ostentam o posto de item substituto.
Quem é a nova cunhã
A nova Cunhã-Poranga do Caprichoso Isabel de Souza da Silva tem 21 anos, 1m71 de altura, 63 quilos e tem a cor morena de uma legítima representante dos caboclos da Ilha Tupinambarana. Ela é de origem humilde e reside na rua 06 do bairro Paulo Corrêa, um dos mais pobres da periferia de Parintins. Isabel aprendeu a confeccionar artesanato com o pai Hélio Silva que fazia bois em miniatura para vender em lojas de souvenir.
Hoje a mãe recebe as encomendas de artesanato confecionado em madeira da espécie molongó e Isabel é quem domina a arte. Nas horas vagas também é costureira, opção para garantir renda e o sustento de duas filhas, de 5 e 3 anos. O fato de ser mãe gerou muitas críticas, mas Isabel comenta que grandes musas das passarelas do samba como Luiza Brunet e Luma de Oliveira já tiveram filhos e isso não impede que elas brilhem na avenida. “Eu estou realizando um sonho e ainda não consigo acreditar. Ainda não dormi desde o resultado”, diz emocionada. A partir de agora é trabalhar muito para substituir a bela Jeane Benoliel no item Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso.
Fotos: Hamilton Bahia
Faça seu comentário sobre a escolha da Cunhã-poranga do Caprichoso no Mural AmazonColors