Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Visita de Rumsfeld gera ato de protesto

22/03/2005, Diário do Amazonas

Manifestantes foram às ruas de Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, para protestar contra a visita do secretário de Defesa norte-americano Donald Rumsfeld, que tem agendada participação em reunião da cúpula do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), hoje em Manaus.

O secretário de Defesa é a cara da tirania do George Bush. A presença dele na Amazônia tem muito a ver com os planos de dominação que o governo dos Estados Unidos tem para o mundo. Tenho medo da guerra e do terrorismo americano”. Assim a educadora popular Fátima Guedes justifica os protestos da Frente Ativista Parintins Cidadã contra a visita de Rumsfeld.

Com faixas, cartazes e banneres rechaçando a presença de Rumsfeld na reunião do Sivam, ativistas se uniram ao ato “Água Pura Para Todos”, realizado ontem à tarde na Praça dos Bois, em Parintins. O protesto chamou a atenção de populares que ouviram explicações sobre a importância do secretário norte-americano na estratégia do massacre iraquiano.

Coordenadora Estadual da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, Fátima Guedes diz que “em se tratando de Estados Unidos, a gente logo liga a imagens de guerra e nós, enquanto caboclos preocupados com os nossos interesses, estamos com medo de que mais uma guerra se abata sobre nós e a Amazônia se transforme em um outro Oriente Médio”.

Ela acredita que “a vinda dele tem muito a ver com a estratégia de militarização da Amazônia. Eu só não acredito que ele tenha vindo aqui em missão de paz, mas em missão de guerra, em missão de militarização das nossas fronteiras para se apropriar dos nossos recursos, eu não tenho dúvidas”.