27/03/2005, Ag/Nativa Comunicações
Os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido têm amanhã, terça-feira, uma reunião decisiva com a direção da TV A Crítica, em Manaus. O assunto em pauta é a transmissão do Festival Folclórico de Parintins por conta de uma proposta ousada da TV Bandeirantes de divulgação da festa em canal aberto para todo o Brasil com a cobertura para 78 países por meio da Band News.
Há cinco anos a TV A Crítica, filiada do SBT detém o direito de transmissão do Festival Folclórico de Parintins por meio de um contrato com duração de sete anos, que encerra em 2007.
A proposta tentadora da TV Bandeirantes tem provocado várias reuniões internas nos bois, especulações de bastidores e opiniões divididas em torno do provável rompimento com a TV A Crítica.
As cláusulas da proposta da BAND ainda não foram divulgadas oficialmente, mas as informações que circulam nos bastidores dos bois são de que a TV se propõe a pagar a rescisão de contrato com a Crítica, grava o CD dos bois e faz a mídia nacional. Está incluída a gravação de um DVD do Festival e de um CD após a festa com 20 toadas. Caprichoso e Garantido teriam a participação de 20% sobre a venda do disco. A comercialização do DVD daria aos bois 15% e todos os contratos que a BAND vier a firmar para divulgação internacional também daria aos bois 15%.
A BAND pretende transmitir a festa ao vivo na sexta-feira e no sábado, ficando o domingo com flashes direto do Bumbódromo. Outra proposta seria a instalação em Parintins de uma repetidora da BAND e a instalação de uma emissora de rádio FM.
Quanto a recursos, a empresa daria aos bois R$ 60 mil a mais que A Crítica, que segundo os bois, paga R$ 309 mil mais um reajuste de acordo com a inflação.
A reunião de amanhã em Manaus decide os destinos da festa quanto à divulgação nacional. Desde quando os bois romperam com a TV Amazonas, filiada da Rede Globo, há cinco anos, são muitas as reclamações de que o Festival perdeu em mídia porque o STB fica devendo quanto a divulgação nacional. Antes, a festa era mostrada para todo o Brasil através do Amazonsat. Hoje, quem está no sul do País pouco recebe informações sobre o maior evento folclórico do Norte de País.